Início do conteúdo
Paula Weber

 

 

 

Paula Weber Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Possuo graduação em Artes Visuais – Habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Cursei, como aluna especial, a disciplina Design Autoral no Curso de Mestrado em Artes Visuais da UFPel durante o segundo semestre de 2012 e, atualmente, sou aluna regular do mesmo Curso de Mestrado. Possuo experiência na área de Artes, com ênfase em Design Gráfico. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Livro das inquietações: experiências singulares no ensino do design

Orientador(a): Profa. Dra. Lúcia Bergamaschi Costa Weymar (PPGAV/UFPel)

RESUMO
A dissertação Livro das Inquietações: Experiências Singulares no Ensino do Design, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), objetiva construir uma estratégia teórico metodológica de abordagem qualitativa que considere as experiências singulares de alunos durante estágio docente na disciplina Identidade Visual do Curso de Design Digital da UFPEL. Em um primeiro momento é realizada revisão bibliográfica acerca das narrativas educacionais naturalizadas por muitas instituições de ensino; a seguir se investiga questões relativas à educação estética, aos saberes sensíveis, às experiências singulares e à cultura visual; na sequência abre-se o debate acerca do design enquanto profissão neutra e/ou autoral para, enfim, apresentar panorama sobre o ensino do design no Brasil e descrever o projeto pedagógico do curso em questão. Em um segundo momento, quinze projetos de identidade visual desenvolvidos pelos alunos da disciplina Identidade Visual são organizados de acordo com modelos de autoria em design (ROCK, 1996) e analisados enquanto “Experiências em Evolução” (DEWEY, 2010). O que se pretende é que a articulação entre a proposta de ensino, denominada Projeto Marcas de Si, e as experiências vividas pelos alunos e deflagradas a partir do estímulo da cultura visual contribua com a criação e desenvolvimento de projetos de design autoral mais sensíveis e conscientes.

Palavras-chave: experiência singular; design autoral; identidade visual; cultura visual; saberes sensíveis; educação estética

Banca:
Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
Prof. Dr. Donald Hugh de Barros Kerr Junior (IFSul)

Data: 04/abril/2016

 

 

Acompanhamento Egresso: