Ana Beatriz Campos Vaz / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento:
Texto introdutório: Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Fundação Átila Taborda – Faculdades Unidas de Bagé (1982). Tem especialização em Ensino de Artes Visuais pela URCAMP (1995) e Mestrado em Artes Visuais pela UFPEL (2015). Professora aposentada da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na qual atuou como professora de Artes Visuais, por 35 anos, na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido – Bagé – RS. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Arte Contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula
Orientador(a): Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
RESUMO
Esta pesquisa se configura pela narrativa, do modo discorrido por Josso, ao trazer experiências da sala de aula e sua relação com a arte contemporânea como foco principal. A partir de uma questão básica: a arte contemporânea, em sala de aula pode contribuir para transformar as práticas cotidianas em experiência estética? A arte contemporânea é pensada como possibilidade de uso do mundo a partir de Bourriaud. O cotidiano está aventado como propõe Certeau, uma vez que a ele dediquemos uma atenção diferenciada, em que o corriqueiro possa ser pensado de modo a ser transformado em experiência estética da forma apontada por Dewey. O texto está organizado em três capítulos. No capítulo I, discuto sobre a arte contemporânea em suas materialidades, sua ligação com o cotidiano e a experiência estética. Nos capítulos II e III, apresento as experiências proporcionadas em sala de aula, lugar de onde foi tramada a pesquisa, do meio do meu trajeto como revela Lancri. Ao ver a arte contemporânea como potência, uma vez que não lida com verdades estabelecidas de antemão, percebo, nas suas questões, motes de discussão sobre o momento em que vivemos. Desse modo, a pesquisa traz uma reflexão a respeito da disponibilidade da arte contemporânea em lidar com o mais comum do cotidiano, e este ser ressignificado pelas práticas em sala de aula.
Palavras-chave: arte contemporânea; sala de aula; cotidiano; experiência estética
Banca:
Profa. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves (PPGAV/UFPel)
Prof. Dr. Donald Hugh de Barros Kerr (IFSul)
Data: 26/fevereiro/2015
Acompanhamento Egresso: