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Letícia Britto

 

 

 

Letícia Britto Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 22/10

Texto introdutório: Articuladora Pedagógica dos cursos a distância do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI Blumenau. Foi professora de Artes Visuais pela Prefeitura municipal de Joinville (SC) e pela prefeitura municipal de Pelotas (RS). Graduada em Artes Visuais Licenciatura pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-Graduada em Artes Visuais – Especialização em Ensino e Percursos Poéticos da UFPel. Mestre em Artes Visuais – Ensino da Arte e Educação Estética. Centro de Artes/UFPel. Tem experiência na área de docência em Artes Visuais, assim como na pesquisa em Artes Visuais, com ênfase em Formação Continuada de Professores, Ensino de Artes Visuais na pré-escola, Experiência Estética e Educação Estética. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Oficinas de arte contemporânea para crianças de pré-escola: a experiência estética e o lúdico na infância

Orientador(a): Profa. Dra. Renata Azevedo Requião (PPGAV/UFPel)

RESUMO
A presente dissertação trata sobre o ensino de Arte Contemporânea na pré-escola, buscando descobrir alternativas para a formação pré-escolar, relacionado-a a experiências estéticas e lúdicas, capazes de provocar a ampliação do interesse da criança pela arte. Tendo como objetivo geral observar de que forma atividades relacionadas à Arte Contemporânea são capazes de impactar as crianças. E como objetivos específicos observar quais atividades provocam as experiências estéticas; investigar de que maneiras a Arte Contemporânea é útil para a produção de sentidos da criança, e de que modo tal aquisição de experiência pode participar no desenvolvimento da criança. Sendo assim esta pesquisa se divide em duas etapas a primeira sendo teórica, onde são abordados os conceitos de lúdico, Johan Huizinga (1990); Paulo de Tarso Cheida Sans (1994) e de experiência, Walter Benjamin (1994; 2002); Jorge Larrosa (2006), relacionados ao ensino de Arte Contemporânea, Katia Canton (2009); Anne Cauquelin (2005), assim como de forma breve, é apresentada a importância das Escolinhas de Arte do Brasil, para a mudança no cenário da arte educação para crianças, Herbert Read (1973; 1986); Augusto Rodrigues (1980). A segunda etapa desta pesquisa se deu de forma prática. A fim de alcançarmos os objetivos citados, foram aplicadas oito (8) oficinas de Artes Visuais, durante os meses de março e abril de 2013, em uma turma de pré-escola, de uma escola pública de Pelotas. As oficinas foram relacionadas às várias expressões das Artes Visuais Contemporâneas, e tiveram como foco a produção de artistas brasileiros ou que produziram no Brasil, são eles: Lygia Clark, Frans Krajcberg, Lia Menna Barreto, Regina Silveira, Lygia Pape, Hélio Oiticica e Arthur Bispo do Rosário. Para a produção e desenvolvimento das oficinas, destaca-se a utilização de uma coleção de livros paradidáticos de arte contemporânea, voltados para as crianças, trata-se da coleção “Arte à Primeira Vista” de Valquíria Prates e Renata Sant’Anna (2009), que serviram como mediadores entre a obra dos artistas apresentados e as crianças, sendo que o design e impressão dos livros permitiram que as crianças tivessem seus sentidos provocados, por meio do tato e da visão, sempre com texturas, imagens, cores e textos referentes aos materiais utilizados e às poéticas, presentes nas obras dos artistas.

Palavras-chave: artes; arte contemporânea; experiência estética; lúdico; oficinas artísticas; infância

Banca:
Profa. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Sandra Regina Simonis Richter (UNISC)

Data: 09/maio/2014

 

 

Acompanhamento Egresso:


Conclusão do PPGAV: 2014

  • 2012 – 2015: Atividade profissional. Servidor Público – Prefeitura Municipal de Pelotas. Professor II – Artes 20h (Estatutário).
  • 2014: Atividade profissional. Servidor Público – Secretaria de Educação do Estado do rio Grande do Sul. Professor de Artes 20h.
  • 2015: Atividade profissional. Servidor Público – Prefeitura Municipal de Joinville. Professora de artes para o ensino fundamental 20h.
  • 2015 – atual: Atividade profissional. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Articuladora Pedagógica.
  • 2015 – atual: Atividade profissional. Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Professora de Artes Visuais no Centro de Educação de Jovens e Adultos.
  • 2018: Universidade do Estado de Santa Catarina. Aluna Especial Doutorado Artes Visuais.

 

  • Participação em eventos, congressos, exposições e feiras:

    1. Formação Continuada Atores Pedagógicos.Formação Continuada Atores Pedagógicos Uniasselvi. 2018. (Outra).
    2. Oficina de Escrita Criativa. 2018. (Oficina).
    3. Encontro Nacional de Articuladores da Uniasselvi. 2017. (Encontro).
    4. Semana Paulo Freire. 2017. (Outra).
  • Organização de eventos, congressos, exposições e feiras:
    1. BRITTO, Letícia. VII Jornada de Integração Acadêmica. 2018. (Outro).
    2. BRITTO, Letícia. VIII Jornada de Integração Acadêmica – JOIA – Conhecimento, Tecnologia e Inovação.. 2018. (Outro).
    3. BRITTO, Letícia. VII Jornada de Integração Acadêmica – JOIA Cultura da Paz e da Não Violência. 2017. (Outro).
    4. BRITTO, Letícia. VI Jornada de Integração Acadêmica – JOIA Colmeia do Conhecimento. 2016. (Outro).
    5. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Setembro. 2016. (Outro).
    6. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Outubro. 2016. (Outro).
    7. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Agosto. 2016. (Outro).
    8. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Abril. 2016. (Outro).
    9. BRITTO, Letícia. V Jornada de Integração Acadêmica – JOIA Mentes que Pensam, Conhecimentos que Transformam. 2015. (Outro).