Seleção Aluno Externo 2023/02

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, torna público o processo de seleção de candidatos/as interessados/as em cursar disciplinas abaixo especificadas como “estudante externo” do referido Programa, nos termos dessa publicação.

As vagas de “estudante externo” estão destinadas aos alunos regulares de outros PPG’s da UFPEL.

As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplina optativa, como aluno externo do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado) da UFPel, estarão abertas nos dias 17 A 26 DE JULHO de 2023. As inscrições serão realizadas exclusivamente por email: ingresso2023ppgartes@gmail.com preenchendo o campo “Assunto” com o enunciado “INSCRIÇÃO ALUNO EXTERNO – MESTRADO”.

Os interessados em cursar disciplina optativa como aluno externo, no Curso de Mestrado em Artes, poderão solicitar inscrição em somente UMA disciplina dentre as disciplinas optativas oferecidas no segundo semestre de 2023. Os candidatos deverão enviar:

• o comprovante de matrícula do PPG da UFPel e,
  • preencher o Formulário de Inscrição e a carta de intenções (segunda página do Formulário de Inscrição), na qual apresentará os motivos pelos quais se interessa em cursar a disciplina. Podem ser anexados documentos que comprovem o(s) motivo(s) exposto(s) na carta de intenções.

As disciplinas ofertadas são:

a) Disciplina: DESENHO DO CORPO, O CORPO QUE DESENHA

Dia e Horário das aulas: segunda-feira das 14h às 18h.

Ministrante: Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna.

Carga horária/créditos: 68/04.

Ementa: Experimentações e reflexões em torno da produção artística e das ações pedagógicas que investigam a representação do corpo na arte contemporânea. Estudo das relações concomitantes e polissêmicas que o corpo estabelece como objeto e como suporte da arte. Imagem, identidade e erotismo. Tradução, Reinvenção e Multiplicidades. Percepção de si e de mundo. Discurso e Gênero.

b) Disciplina: CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA

Dia e Horário das aulas: quarta-feira das 14h às 18h.

Ministrante: Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann

Carga horária/créditos: 68/04

Ementa: Compreender e exercitar os diferentes estilos de escrita acadêmica. Estratégias de leitura e compreensão de textos acadêmicos. Utilizar corretamente as normas institucionais e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

c) Disciplina: DESLOCAMENTOS E CARTOGRAFIAS DE ARTISTAS

Dia e Horário das aulas: quintas -feiras, das 8h30 às 12h

Ministrante: Profa. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves

Carga horária/créditos: 68/04

Ementa: Processo de criação como pesquisa em arte. O deslocamento de artistas em diferentes contextos e períodos históricos e contemporâneos. A criação de cartografias e suas concepções na arte e em outras áreas do conhecimento. Realização de deslocamentos e a elaboração de cartografias poéticas

d) Disciplina: CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E INTERAÇÃO ARTÍSTICA NA CONTEMPORANEIDADE

Dia e Horário das aulas: quintas-feiras, das 14h às 18h.

Ministrante: Prof.ª Alice Jean Monsell.

Carga horária/créditos: 68/04.

Ementa: Desenvolver uma reflexão crítica sobre as propostas poéticas dos artistas (mestrandos) em relação ao(s) contexto (s) de atuação de artistas na contemporaneidade, focalizando na discussão de práticas e escritos de artistas que ampliam o contexto da arte, autorizando sua atuação em diversos contextos e campos de conhecimento social e cultural.

e) Disciplina: SOMOS NADA MAIS QUE IMAGENS

Dia e Horário das aulas: sextas-feiras, das 14h às 18h.

Ministrante: Prof. Édio Raniere da Silva.

Carga horária/créditos: 68/04.

Ementa: Aborda o problema da criação e seus agenciamentos com a subjetividade. Busca produzir conversações entre arte e psicologia social tendo a Ecologia das Imagens de Anne Sauvagnargues e a Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze como principais intercessores. Apresenta contextos de atuação da psicologia social brasileira como potentes territórios para práticas em artes.

A lista com os candidatos selecionados será divulgada até o dia 02 de AGOSTO de 2023 na página do PPGARTES (http://wp.ufpel.edu.br/ppgartes/). Os candidatos serão informados sobre a data e horário de efetivação da matrícula através da página do Programa, bem como calendário com data de início das aulas.

Publicado em 11/07/2023, na categoria Notícias.