Seminário Leituras do Presente

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) dará início, nesta quarta-feira (05) às 19h, ao Seminário Leituras do Presente. O evento, que prossegue até setembro, terá encontros quinzenais que propõem o debate em torno da arte do presente. O seminário faz parte de um Projeto de Extensão da UFPel, promovido pelo Grupo de Pesquisa Arte e sua História: visualidades, discursos e sentidos.
A abertura do Quarto Ciclo do Seminário Leituras do Presente contará com a presença de Gaudêncio Fidelis, curador e doutor em história da arte. Professor Associado do Programa de História da Arte do Hunter College da Universidade da Cidade de Nova Iorque.
A palestra do curador e historiador de arte Gaudêncio Fidelis, terá como título: Dinâmica de formalização de um processo artístico, curatorial e teórico
O curador, Gaudêncio Fidelis nos fala sobre sua abordagem na próxima quarta-feira:
“Esta palestra irá apresentar um sistema de organização e sistematização do pensamento reflexivo exercitado através de uma rotina de trabalho, como forma de otimizar a organização de uma lógica de pensamento processual. Uma contribuição significativa para o conhecimento precisa ser realizada de uma forma produtiva para que obtenha o maior impacto possível na esfera pública e possa vir a colaborar com uma efetiva virada epistemológica. Para tanto, utilizarei como modelo minha produção curatorial para exemplificar como ela vem se refletindo ao longo do tempo em minhas preocupações teóricas, que inclui problemas de gênero (feminismo e cultura queer), relações entre a memória (a poeira), e a realidade material dos objetos (conservação e restauro), e os sentidos, mais especificamente sobre o olfato (o cheiro). Nesta palestra significativa ênfase será colocada na elucidação de um processo de pensamento desenvolvido e sua formalização e intervenção política no e sobre o cânone da história da arte. A estratégia de abordagem consiste em olhar objetivamente para o passado para vislumbrar um processo de fundamentação reflexiva no presente”.

Em breve será publicado o link para a transmissão

Publicado em 04/04/2023, na categoria Notícias.