PPGFís realiza sua primeira Mostra!

No dia 17 de Novembro de 2023 a comunidade do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFís) da UFPel celebrou os 15 anos do ingresso da sua primeira turma com uma Mostra da Ciência e Tecnologia desenvolvida pelos seus pesquisadores. Dezenas de discentes de Mestrado e Doutorado mostraram os resultados e produtos oriundos da sua pesquisa de forma oral e em pôster, além da participação de outros discentes do PPGFís, de graduação e da FURG!

O evento começou com a fala da Prof. Marcia Mesko, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, onde foi reforçado o crescimento da Pós-Graduação da UFPel nos últimos anos, não só em tamanho mas principalmente na qualidade dos seus cursos. Em seguida, o Diretor do Instituto de Física e Matemática, Prof. Fernando Jaques Ruiz Simões Júnior, destacou que o PPGFís foi o primeiro programa criado no IFM, e que mostra níveis de maturidade e consolidação da pesquisa em Ciência Básica na UFPel. Após, o Chefe do Departamento de Física (DF), Prof. William Alayo Rodriguez reforçou a importância do PPG para o DF e do momento de celebração. Encerrando a abertura, o Prof. José Rafael Bordin, Coordenador do PPGFís e egresso da primeira turma de Mestrado, relembrou que o curso começou com 5 alunos, e hoje conta com mais de 50. Ao longo destes 15 anos, foram 92 Mestres e 14 Doutores formados, mais de 400 artigos publicados, um crescente número de pedidos de patentes e egressos atuando em Instituições de Ensino Básico e Superior, Privadas e Estatais, muitos seguiram carreira fora do País e alguns estão na Indústria.

A Mostra ainda contou com a participação de dois convidados externos: a Prof. Kaline Coutinho, Diretora do Instituto de Física da USP e Coordenadora Adjunta da área de Física e Astronomia da CAPES, e do Prof. Paulo Pureur (UFRGS), que foi um dos docentes colaboradores quando o PPGFís dava seus primeiros passos e teve um papel decisivo na consolidação da área de Física Experimental. Para encerrar o dia de celebração, houve uma confraternização no CTG Os Farrapos, com apresentação da invernada.

A Coordenação agradece e destaca os discentes que compuseram a Organização do Evento: Daniele Mesquisa, Fabio Lunelli, João Paulo Cerqueira, Rosiane da Rosa, João Vitor Bulhões, Juciene de Souza, Kamila Mendes e Sandra Karol de Araújo. Sem vocês não haveria evento!

Prof. Kaline Coutinho (USP) e a palestra de abertura do evento.
Palestra da tarde com o Prof. Paulo Pureur (UFRGS)
Foto oficial da I Mostra do PPGFís
Mesa posta pra começar!
Encerramento com participação da Invernada do CTG Os Farrapos!

Translate »