5° Defesa de Doutorado do PPGFis

Na tarde de 10 de dezembro de 2020,  ocorreu a quinta defesa de Doutorado do PPG-Física. O discente Rafael Palota da Silva  foi orientado pelo Prof. Victor Goncalves na tese intitulada  “Processos difrativos em colisões hadrônicas a altas energias”.

Em sua tese, o agora doutor Rafael Palota da Silva, demonstrou que o processo de produção dupla dos mésons vetoriais J/Psi e Upsilon,  poderá ser estudado nos processos difrativos presentes nas colisões entre prótons analisadas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), localizado em Genebra, Suíça. Além disso, aprimorou o tratamento do processo de dissociação difrativa em colisões próton – próton e  próton – núcleo, o que permitiu esclarecer o papel das flutuações das diferentes configurações partônicas no comportamento das seções de choque total, elástica e difrativa  no regime de altas energias presente no LHC e em Raios Cósmicos. Os resultados apresentados na tese foram publicados em três artigos em revistas internacionais arbitradas e contribuíram para ampliar a compreensão dos processos difrativos nos regimes duro e suave.

A banca julgadora foi formada pelos Professores Doutores Victor Goncalves (UFPEL), Murilo Rangel (UFRJ), João Thiago Santana Amaral (FURG),   Mario Lopes da Silva (UFPel) e Rafael Cavagnoli (UFPel).

 

Nossas congratulações ao Dr. Rafael Palota da Silva e ao seu Orientador Prof. Dr Victor Goncalves.