3° Seminário Integrado PPGFis-UFPEL e PPGFis-FURG

Convidamos a Todos os discentes e docentes do PPGFis a participarem desta ação conjunta entre os Programas de Pós-Graduação.em Física da UFPEL e FURG que acontecerá dia 30/09/2020, às 13:30 h.

O apresentação será ministrada por John Welvins Barros Araújo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande.

Título:  Mini CAN: Uma rede de sensores para laboratórios

Resumo: A microeletrônica tem sido muito desenvolvida nas últimas décadas, o que vem possibilitando a otimização de diversos processos na cadeia produtiva, e na instrumentação científica não é diferente. Abundância de dispositivos como transdutores elétricos e microprocessadores, pode facilitar e ampliar a prática instrumental, como por exemplo, o uso de vários sensores simultaneamente, que potencializa o estudo do fenômeno de interesse, e a automatização que facilita o aumento do volume de dados. Porém a utilização de um grande número de dispositivos de sensoriamento incrementa a dificuldade de implementação e utilização da instrumentação, nesse sentido a interconexão dos dispositivos pode ajudar a ordenar e sincronizar o fluxo da informação produzida. A CAN é uma rede de sensores apresentada em 1986, e utilizada a quase 20 anos na indústria automotiva, entre suas principais características, destaca-se o baixo custo, facilidade de uso e robustez. A Mini CAN é uma proposta de rede de sensores para monitoramento em laboratórios, ela é propositalmente composta por componentes que facilitam sua implementação e manutenção, e que já são muito utilizados nos diversos níveis da prática experimental.

Esperamos Todos!!!!!!!
Os organizadores dos seminários