2° Seminário Integrado PPGFis-UFPEL e PPGFis-FURG

Convidamos a Todos os discentes e docentes do PPGFis a participarem desta ação conjunta entre os programas de pós graduação.
O palestrante da segunda edição da ação “Seminarios Integrado” será o Prof. José Rafael Bordin (https://wp.ufpel.edu.br/bordin/) do departamento da Física da Universidade Federal de Pelotas.
Título: Física da Matéria Mole em lugares (muito) apertados: de fluidos a células biológicas

Resumo: O comportamento difusivo da água confinada em espaços nanométricos, como nanotubos e nanoestruturas porosas de grafeno, é única e diverge da difusão observada em um cano ou canudinho – e podemos usar este comportamento único para criar novas tecnologias de purificação e descontaminação da água. Contudo, andar em lugares apertados não é algo que ocorre somente no nanoconfinamento ou no ônibus lotado pro Campus. Macromoléculas difundirem dentro de células biológicas com vários obstáculos e poros devido à presença de outras macromoléculas e organelas. Esta difusão é essencial, por exemplo, para processos enzimáticos que são afetados pelas restrições geométricas. E para estas células difundirem dentro do corpo humano também existem uma série de obstáculos mecânicos, ambientais e bioquímicos. Entender como ocorre esta difusão pode auxiliar a compreender com mais detalhes, por exemplo, o processo de invasão na metástase do câncer de pele. Assim, nesta palestra irei abordar a relação entre a estrutura e a dinâmica de sistemas de Física da Matéria Mole com restrições geométricas, e como as diversas competições que existem aumentam a complexidade destes sistemas.

Acesso via sala virtual: Clique aqui!

Translate »