1° Defesa de Doutorado do PPGFis

Na tarde do dia 02 de Abril de 2020, ocorreu a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel.

O estudante Efracio Mamani Flores, é Peruano e buscou nosso programa para seu doutoramento. Neste últimos quatro anos foi orientado pelo Prof. Dr. Mario Lucio Moreira e coorientado pelo Prof. Dr. Maurício Jeomar Piotrowski.  E teve como titulo de seu trabalho “Estudo das Propriedades Estruturais e Eletrônicas das Interfaces ZnO/ZnX (X=S, Se, Te e F) via Teoria do Funcional da Densidade”

O tema de sua pesquisa foi um estudo Teórico/computacional sobre as propriedades eletrônicas de sistemas ZnO/ZnX (X=S, Se, Te e F) com a finalidade de obter informações sobre sua potencial aplicação em células solares para geração de energia elétrica limpa. Assim durante seu doutoramento o discente publicou dois artigos científicos em periódicos internacionais de alto impacto.

Sua Banca foi composta pelos Professores:

Prof. Mario Lucio Moreira (Orientador) – UFPel

Prof. Julio Ricardo Sambrano – UNESP

Prof. Robson da Silva Oliboni – CCQFA – UFPel

Prof. José Rafael Bordin – UFPel (Egresso do PPGFis, na Primeira turma de mestrado, hoje docente permanente do Programa)

Prof. Joel Pavan – DF – UFPel

Sendo que após 5 horas de discussões o discente foi aprovado, sendo Efracio Mamani Flores o Primeiro Doutor em Física do PPGFis.

Em breve teremos mais defesas de nossos discentes!

Translate »