Seminários do PPGFisica

O Programa de Pó-Graduação em Física tem o Prazer de receber dois convidados para ministrar seminários em nosso programa na proxima quinta-feira as 15h na sala 114 do prédio 16, Campus Capão do Leão. A programação para os seminários segua abaixo:

Programação:
—————–
15h – Ali Hassanali (ICTP/Itália)

Oportunidades de pesquisa no ICTP/Trieste

16:15 – Coffe Break

16:45 – Alex Antonelli (Unicamp)

Modelagem de Materiais através dos Primeiros Princípios da Mecânica Quântica
Materiais permeiam as nossas vidas e são fundamentais para praticamente tudo que fazemos; do mais espetacular ao mais prosaico. Os semicondutores  ue possibilitaram a revolução digital, as ligas metálicas que possibilitaram a construção dos motores dos aviões e as próteses ortopédicas, os vidros das  arrafas, janelas e das telas de celulares, etc. Nesse contexto, o entendimento e a previsão das propriedades de materiais é algo de extrema importância.  este seminário será abordada a evolução de modelos matemáticos baseados na mecânica quântica que resultaram na chamada teoria do funcional da densidade, conhecida pela sigla DFT, que hoje constitui o estado da arte da investigação e previsão daspropriedades de materiais de forma não-empírica.  serão discutidos alguns exemplos de aplicação dessa metodologia que demonstram a versatilidade e o sucesso desse enfoque: indo das propriedades óticas do gelo à previsão e entendimento da condução térmica em semicondutores.
——————-
Os Professores Ali Hassanali e Alex Antonelli também serão convidados do Workshop in Complexity of Water and Other Liquids que ocorrerá nos dias 9 e 10/11 na cidade de Pelotas. As informações completas do evento podem ser acessadas no link Workshop.
Translate »