Início do conteúdo
Textos

Aqui você encontra alguns dos trabalhos acadêmicos que resultam das nossas investigações e que  estão disponíveis em plataformas on line:

ALLEMAND, Débora S.; CORRÊA, Josiane F.; HOFFMANN, Carmen A. 2% para mais ou para menos: a ordem dos fatores [dançados] altera o produto [improvisado]. Conceição/Conception. Campinas, v. 7, n. 1, p. 2-16, 2018.

ALLEMAND, Débora S.; CORRÊA, Josiane F. Docência em Dança na Educação Básica: corpo que não sabe que sabe e reflexões sobre a formação docente na Licenciatura em Dança. Anais do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação “O ensino da arte em tempos de crise”. Montenegro, n. 26, 2018.

ALLEMAND, Débora S.; HOFFMANN, Carmen A. Por aí, por aí… experiências corpográficas na cidade de Pelotas. In: JUEZ TETAMANTI, Juan Manuel (Org.). Experiencias cartográficas: exploraçiones ey derivas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial Margén, 2017. p. 11-22. 

ALLEMAND, Débora S.; LESSA, Helena T.; LOPES, Sarah Leão; HOFFMANN, Carmen A. Saia! Vestes e contradições de uma performance. DaPesquisa. Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 52-67, 2019.

BARBOZA, Mônica C. de Borba; SANTOS, Eleonora C. da Motta; SABALLA, Viviane. Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 1-18, 2018.

CABRAL, Jeferson de Oliveira; SANTOS, Vera L. Bertoni. Experiência e narração: reflexões a partir do documentário de dança-teatro Sonhos em Movimento. Cena. Porto Alegre, n. 22, p. 158-165, 2017.

CABRAL, Jeferson de Oliveira; SANTOS, Vera L. Bertoni. Uma prática performática na dança-teatro: o uso de experiências pessoais como dramaturgia e como processo formativo. Urdimento. Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 242-252, 2017.

CASTRO, Daniela L.; MONTEIRO, Elisabete A. Pinheiro; SANTOS, Eleonora C. da Motta. Na vida, no palco, na cena: amadurecer dançando, por que não? Urdimento. Florianópolis, v. 3, n. 33, 351-362, 2018.

CORRÊA, Josiane F.; HOFFMANN, Carmen A.; JESUS, Thiago S. de Amorim. Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro. OuvirOUver. Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 194-205, 2018.

CORRÊA, Josiane F.; SANTOS, Vera L. Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 509-526, 2014.

CORRÊA, Josiane F.; SANTOS, Vera L. Bertoni dos. Dança na Escola no Rio Grande do Sul: percursos históricos e pesquisas acadêmicas. DaPesquisa. Florianópolis, v. 14, n. 23, p. 33-48, 2019.

CORRÊA, Josiane F.; SANTOS, Vera L. Bertoni dos. Políticas Educacionais e Pesquisas Acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 1-19, 2019.

COUTINHO, Denise; SANTOS, Eleonora C. da Motta. Epistemologias não-cartesianas na interface artes-humanidades. Repertório – Teatro e Dança. Salvador, Ano 13, n. 14, p. 65-73, 2010.

DIAS, Alexandra Gonçalves. Procedimentos intersticiais. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre RS. Anais (on line).

DIAS, Alexandra. Solo-coletivo: A criação solo para além do singular. In: Seminário Internacional Trans-in-corporados, 2, 2017, Rio de Janeiro RJ. Anais (on line).

HOFFMANN, Carmen A.; ZANELLA, Andrisa K.; ALLEMAND, Débora S. Os caminhos do curso de dança da Unicruz (1998-2010). Repertório – Teatro e Dança. Salvador, ano 22, n. 32, p. 321-343, 2019.

JESUS, Thiago S. de Amorim. Carnaval brasileiro: expressão da cultura popular adaptando-se aos efeitos das tecnologias contemporâneas. Art Research Journal.  v. 5, n. 2, p. 1-16, 2018.

LESSA, Helena T.; ALLEMAND, Débora S. Mais do mesmo ou mais do diferente? Reflexões sobre a apreciação em dança na contemporaneidade. Anais Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, v. 2018, p. 454, 2018.

LESSA, Helena T.; JESUS, Thiago S. de Amorim.; CORREA, Josiane. F. . Coreografando o corpo do espectador: aproximações entre neuroestética e dança. Revista Cena. Porto Alegre, v. 2, p. 1-10, 2015.

ROCHA, Beliza G.; MANZKE, Sabrina M.; JESUS, Thiago S. de Amorim. Folguedos no Rio Grande do Sul: estudos iniciais sobre folclore de margem. Visualidades. Goiânia, v. 16, n. 1, p. 169-190, 2018.

SANTOS, Eleonora. François Delsarte, um ponto para a dança. Repertório – Teatro e Dança. Salvador, Ano 14, n. 16, p. 181-190, 2011. 

ZANELLA, Andrisa K.; LESSA, Helena T.; CORRÊA, Josiane F. O estágio no Curso de Dança: reflexões sobre docência, formação e conhecimento em dança. LAV – Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais. Santa Maria, v. 12, n. 3, p. 191-209, 2019.

ZANELLA, Andrisa K.; PERES, Lúcia M. Vaz. No entrecruzamento de linguagens…: a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 101-121, 2017.