Escrita de Si

O cuidador familiar é responsável pelos cuidados ao familiar doente no domicílio. Além de realizar todas as atividades de cuidado, o cuidador precisa realizar uma série de tarefas diárias da casa e esses fatores aumentam a sobrecarga do cuidador (SILVA et al., 2019). Neste contexto, é fundamental minimizar sentimentos como medo e ansiedade e diminuir a sobrecarga do cuidador, a partir de estratégias que possam ajuda-lo durante o processo de cuidar.
O cuidado de si é caracterizado como uma expressão para conhecer a si mesmo, com a necessidade de tomar conta de si (FOUCAULT, 2006). É possível ocupar-se de si a partir de cuidados com o corpo e mente. Através de técnicas de si, exercícios físicos (sem excesso), satisfação das necessidades, entre outros (FOUCAULT, 2009).
A escrita de si é escrever aquilo que se pensa consigo (como uma conversa interior). É o primeiro passo para exercitar o pensamento reflexivo (SOUZA; PIEDADE, 2014). E para realizar a escrita de si, torna-se necessário retirar um tempo livre para realiza-la, separando um caderno ou folhas, e sempre que possível é importante reler o que se escrever para refletir e modificar a si mesmo, através da rememoração e olhar para si mesmo. Tornando-se assim, importante o ato de se expressar por meio da escrita. A escrita de si pode ser realizada através de prosa, anotações em tópicos ou escritas de como foi o seu dia, considerando que não há na literatura uma maneira correta de realiza-la.
A prática de rememoração se dá a partir de leituras, de anotações que se faz sobre livros ou conversações que mais tarde serão relidas. Assim, as rememorações ajudam a nos apropriarmos melhor de verdades que já sabemos (FOUCAULT, 2009).

REFERÊNCIAS

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade: o cuidado de si. V.3. Rio de Janeiro: Graal, 2009.
MENEZES, C. B.; DELLA’AGLIO, D. D. Os efeitos da meditação á luz da investigação
cientifica em Psicologia: revisão de literatura. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 29, n. 2, p.
276-289, 2009.

SILVA, M. S.; BEUTER, M.; BENETTI, E. R. R.; BRUINSMA, J. L.; DONATTI, L.
Situações vivenciadas por cuidadores familiares de idosos na atenção domiciliar. Revista de
Enfermagem da UFSM, Santa Maria, v. 9, n. 10, p. 01-21, 2019.

SOUZA, H. F. P.; PIEDADE, V. V. A escrita de si como exercício filosófico para o ensino
médio: elaborando um diário de pensamentos. Revista Espaço Acadêmico, n. 156, p.140-146,
2014.

Clique para baixar o infográfico ↓

Infográfico – Escrita de Si

Comments

comments