Professor Carlos Zimba da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique realiza palestras na UFPel

Iniciativa é dos grupos de pesquisa GEALE e OBEDUC-Pacto e do PPGEMAT da UFPel

Nos dias 20 e 27 de março, o professor Carlos Nhaca Zimba, da Universidade de Eduardo Mondlane, de Maputo, Moçambique, realizará duas palestras na Universidade Federal de Pelotas. O professor executa, desde janeiro de 2017, a revisão teórica de sua tese, junto ao Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE), a qual trata dos erros ortográficos do português cometidos por estudantes do ensino básico que têm o Makhuwa como língua materna.

As palestras, abertas à comunidade acadêmica, têm a intenção de abordar a cultura e as práticas educativas de Moçambique, além de apresentar a pesquisa de mestrado do professor, que discute erros ortográficos cometidos por estudantes moçambicanos.

Sobre os grupos de pesquisa

O Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE), vinculado ao CNPq, é constituído por pesquisadores que estudam a escrita inicial do ponto de vista de sua aquisição e de seu ensino. Coordenado pela professora Ana Ruth Miranda, da Faculdade de Educação da UFPel, o GEALE já conta com mais de 16 anos de investimento em investigação na área da aquisição da escrita, contribuindo especialmente para as discussões no âmbito das relações entre fonologia e ortografia.

Em parceria direta com o GEALE, está o projeto de pesquisa OBEDUC-Pacto, intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental), desenvolvido no âmbito do Observatório da Educação/CAPES. Este projeto tem o objetivo de acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PNAIC, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças. É coordenado pela professora Marta Nörnberg, da Faculdade de Educação da UFPel.

Sobre o PPGEMAT

O Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFPel (PPGEMAT), lotado no Instituto de Física e Matemática (IFM), objetiva a formação de docentes e pesquisadores em diversas especialidades da Educação Matemática. O Mestrado Acadêmico se caracteriza pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os diferentes aspectos da Matemática, enfatizando os pontos de vista epistemológico, didático, social, histórico e cultural. O curso se organiza em três linhas de pesquisa: História, Currículo e Cultura; Tecnologias e Educação Matemática; Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. O quadro de docentes permanentes e convidados articula professores doutores de diferentes IES: UFPel (IMF e FaE), IFSUL riograndense e UFES.

Horários e locais das palestras

• Moçambique: cultura e práticas educativas.

20 de março de 2017, às 18h, no Auditório da reitoria – Campus Anglo, 4º andar.

• Um estudo sobre erros ortográficos de estudantes moçambicanos.

27 de março de 2017, às 18h, na sala 245, Faculdade de Educação – Campus Porto/CCHS.