Atividades Desenvolvidas

 

2015

  • Encontros quinzenais: Atividades de estudo, planejamento e organização das atividades de pesquisa e formação.
  • Orientação das pesquisas e projetos em desenvolvimento pelos bolsistas de Educação Básica nas escolas parceiras.
  • Orientação das pesquisas de doutorado, mestrado e iniciação científica desenvolvidas pelos bolsistas de pós-graduação e graduação.
  • Curso de Extensão Letramento Literário para bolsistas de iniciação científica e educação básica, mestrandos e doutorandos do projeto com assessoria do Prof. Dr. Edgar Kirchof (ULBRA).
  • Atividades e encontros de formação continuada das alfabetizadoras das escolas parceiras e comunidade desenvolvidas pelos bolsistas de educação básica e pós-graduação.
  • Composição e organização do Banco de Textos dos Orientadores de Estudo (BTOE) e do Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE).
  • Devolutiva das coletas de textos escritos pelas crianças do ciclo de alfabetização, realizadas em 2014, para professoras da E.M.E.F Fernando Osório.
  • Coletas de produção de textos escritos pelas crianças do ciclo de alfabetização, matriculadas nas escolas parceiras, em Pelotas e Porto Alegre.

 No ano de 2015, foram realizadas as seguintes coletas de produção de texto:

9 a 10/11: E.M.E.F Fernando Osório – Pelotas/RS

16 a 17/11: Colégio Municipal Pelotense – Pelotas/RS

19 a 20/11: E.M.E.F Olavo Bilac – Pelotas/RS

23 a 24/11: E.M.E.F Governador Ildo Meneghetti – Porto Alegre/RS e E.M.E.F Pepita Leão – Porto Alegre/RS

 

2014

  • Encontros quinzenais: Atividades de estudo e organização das atividades; Orientação das pesquisas e projetos em desenvolvimento.
  • Ações realizadas junto às escolas parceiras, em Pelotas e Porto Alegre, estão articuladas com as pesquisas conduzidas pelos pesquisadores, bolsistas de pós-graduação e/ou bolsistas de educação básica, articulando temáticas das pesquisas e demandas das escolas.
  • Coletas de produção de textos escritos pelas crianças do ciclo de alfabetização são conduzidas nas escolas parceiras, em Pelotas e Porto Alegre.

No ano de 2014 foram realizadas as seguintes coletas:

– de 20 a 22/10: E.M.E.F. Governador Ildo Meneghetti – Porto Alegre/RS;

– de 27 a 31/10; de 03 a 07/11: Colégio Municipal Pelotense – Pelotas/RS;

– de 10 a 13/11: E.M.E.F. Pepita de Leão – Porto Alegre/RS.

Nestas coletas participaram bolsistas de graduação OBEDUC-Pacto, pesquisadoras voluntárias e graduandas do curso de Pedagogia e Letras da UFPel.

 

  • Coletas de materiais decorrentes da formação realizada pela Equipe PNAIC-UFPel.
  • Produção de material didático-pedagógico.
  • Atividades e encontros de formação continuada das alfabetizadoras das escolas parceiras e comunidade.
  • Formação de professoras alfabetizadoras: ampliando o olhar

Este curso visa à formação continuada de professoras alfabetizadoras das escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que aderiram ao Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC), localizadas nos três polos de abrangência da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de professoras bolsistas de educação básica, vinculadas ao Observatório da Educação-Pacto e de professoras regentes das escolas em que acadêmicas do curso de Pedagogia realizam o estágio curricular em anos iniciais. Além disso, tem a intenção de instrumentalizar as alunas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da UFPel e as professoras das turmas em que essas bolsistas atuam.

A formação tem seu conteúdo definido a partir de temáticas oriundas das áreas da Linguagem e da Organização do Trabalho Pedagógico, tomando como referência básica os artigos e obras indicados na seção “aprendendo mais” dos cadernos de formação do Pacto. Para tanto, são aprofundados debates, teorias, conceitos e estratégias, relacionando a teoria à prática da alfabetização, vinculada ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), ao desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos, aos conhecimentos oriundos das diferentes áreas que compõem o currículo escolar e à ludicidade.


Realização das Oficinas pedagógicas de Matemática nos Anos Iniciais e Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais – 28/06/2019 até 06/12/2019.