Edital CLHD 03/2022 Tutor Presencial retificado
Para mais informações veja o arquivo abaixo
Para mais informações veja o arquivo abaixo
A Pró-Reitoria de Ensino, torna pública a abertura de processo seletivo para seleção de BOLSISTAS, AUXILIARES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS I e II , que atuarão junto ao Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), conforme editais que seguem:
Maiores informações podem ser obtidas pelo email: nuped@ufpel.edu.br
O NUPED divulga a programação do evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”
Manhã do dia 26/09
9h – Abertura e composição da Mesa
9h30min às 10h30min – Compartilhando experiência sobre o ERE e seus impactos no presencial: A EAD como valor estratégico para IES Federais.
Os participantes serão: Christiano Otero Ávila (UFPel) e Rosaura Espírito Santo da Silva (UFPel) , Zélia Couto (FURG), Cristiane Quintana (FURG) e Alexandre Quintana (FURG) e representantes da UFSM.
10h30min às 10h45min – Intervalo
10h 45min às 11h 15min – Oficina de Software Livre no suporte ao ensino remoto e a EaD na UFPel – Equipe SGTIC
11h 15min às 11h 45min – Oficina de Software Livre na educação e recursos educacionais abertos (REA) – Equipe NUPED
Tarde do dia 26/09
Sessões Temáticas a partir dos resumos recebidos – cada autor terá 10 minutos para expor sua experiencia exitosa. Torna importante esclarecer que não há necessidade da confecção de slides, pois trata-se de uma roda de conversa.
Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo)
13h30min às 15h: Primeira Roda de Conversa – Método Ativo de Ensino
Ordem de Apresentação | Título | Autores |
1 | A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA DURANTE O ENSINO REMOTO | CÍDERO NACHTIGALL; CARLA DENIZE OTT FELCHER |
2 | UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O INCREMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | HELENA BÜLOW MATIAS; SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; HENRIQUE DE FREITAS JALIL; ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES |
3 | PROJETO GAMA: ACOMPANHANDO A APRENDIZAGEM E INCENTIVANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES DURANTE O ENSINO REMOTO | LUCIANA CHIMENDES; REJANE PERGHER; CÍCERO NACHTIGALL |
4 | O USO DO PADLET EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO | TANISE PAULA NOVELLO; CARLA DENIZE OTT FELCHER |
5 | ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UFSM/FREDERICO WESTPHALEN-RS |
SIDNEI RENATO SILVEIRA; CRISTIAN O BERTOLINI |
6 | GERAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA | JERRI TEIXEIRA ZANUSSO; JÚLIA MARTINS RODRGUES |
Intervalo das 15h às 15h30
Sala 415 (UFPEL – Campus Anglo)
15h30 às 17h – Segunda Roda de Conversa – Métodos Inovadores de Ensino
Ordem de Apresentação | Título | Autores |
1 | CRIAÇÃO DE MEMES POR LICENCIANDOS: UMA PRÁTICA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO | CARLA DENIZE OTT FELCHER; TANISE PAULA NOVELLO |
2 | A APRENDIZAGEM QUE FAZ SENTIDO: VERSÕES DA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO | GIOVANA FAGUNDES LUCZINSKI; AMANDA HARTWIG DE HARTWIG; LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER |
3 | PRÁTICAS ONLINE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DAS BLOGUEIRAS | RENATA TOMAZ DO AMARAL RIBEIRO; GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES; JANICE ALVES TRAJANO; RENATA MENASCHE |
4 | ENVOLVENDO FILOSOFIA-MATEMÁTICA-PENSAMENTO COMPUTACIONAL X TEMPOS PANDÊMICOS | VANESSA MATTOSO CARDOSO; ELIEZER DOS SANTOS OLIVEIRA; WALKIRIA CORDENONZI |
5 | O ENSINO REMOTO: AÇÕES QUE ULTRAPASSAM FORTEIRAS DA UNIVERSIDADE | LARISSA TAVARES MARTINS |
6 | O TEATRO FÓRUM NO FORMATO DE RÁDIO NOVELA NA DISCIPLINA LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES | LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN; DIULIANA LEANDRO; OTTONI DE LEON |
Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo)
15h30 às 18h:Terceira Roda de Conversa – Utilização de TIC como suporte a Métodos Inovadores e Avaliação.
Ordem de Apresentação | Título | Autores |
1 |
A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) |
SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES; HENRIQUE DE FREITAS JALIL |
2 | A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE GEOQUÍMICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | VITER MAGALHÃES PINTO; EMANUÉLLE SOARES CARDOZO; JOHNY BARRETO ALVES |
3 | FERRAMENTAS E-LEARNING PARA O ENSINO EM ANATOMIA HUMANA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) | MATEUS CASANOVA DOS SANTOS; JULIA BRAGA DIAS, GABRIELA KRAUSE DA SILVA |
4 | A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E O POTENCIAL DO TRABALHO EM COLABORAÇÃO | FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO; ANALISA ZORZI; ANDRISA KAMEL ZANELLA |
5 | AVALIAÇÃO FORMATIVA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POTENCIALIZADOR PARA AS APRENDIZAGENS | PHILIPPE RIEFFEL BREIDE; LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN |
6 | QUAL É A MINHA RAÇA UFPEL? | CÁSSIO CASSAL BRAUNER; GIOVANI FIORENTINI, ISADORA RODRIGUES DE OLIVEIRA, RAFAELLA DA ROSA DE BARROS, KAUANI BORGES CARDOSO |
7 |
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EM CONDI- Ç ÕES EMERGENCIAIS: UMA AN ÁLISE FRENTE AS DIFERENTES APRENDIZAGENS ENVOLVIDAS |
FRANCIELLE MOLON DA SILVA |
Para maiores informações acesse o arquivo abaixo.
Ficha de Inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpUde86WDgs-hN-ekuN6ShPJvcwzgZjhhB5uieDHZAIoEUJw/viewform
O Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove, no dia 26 de setembro, o evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”. O encontro e o e-book constituído das publicações feitas no evento têm a intenção de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas durante a imersão no ensino remoto emergencial (ERE), no intuito de identificar as possibilidades e limites trazidos pelo ERE e suas implicações no retorno a presencialidade. As submissões foram prorrogadas até o dia 21 de setembro.
Experiências/práticas exitosas são experiências que tratam não somente de aprendizagem ou de ensino de conteúdos, mas também de aprendizagem ou de ensino de atitudes, de comportamentos que potencializam as capacidades de aprender e de ajudar os outros, que cada participante do processo possui. Outro ponto que é possível relacionar ao uso de práticas exitosas está associado aos diferentes recursos de aprendizagem que um professor busca utilizar para se sentir mais próximo de seu aluno/a/e, compreendê-lo/a/e em suas especificidades e, assim, promover uma aprendizagem mais significativa para cada um.
Para participar do evento ou como autor, ou como ouvinte, realize sua inscrição no link: https://l.ufpel.edu.br/6pcxb5
Para o envio de resumos, é necessário fazer download do template e enviar seu resumo até 21/09/2022: https://l.ufpel.edu.br/rynwcm
Estamos ansiosos pela sua colaboração.
O Mooc H5P foi cocriado com objetivo de auxiliar o professor a introduzir elementos de “gamificação”, (metas, regras, engajamento e sistema de feedbacks), ao longo da disciplina, tornando os conteúdos mais atrativos para os acadêmicos, potencializando o processo de aprendizado.
Àqueles a bordo, podem esperar por diversão e aprendizado.
Estação Espacial: e-PROJETO.
As condições meteorológicas não vão atrapalhar a missão.
Para fazer parte desta aventura, basta se inscrever em: https://l.ufpel.edu.br/qw2q6t
Assim como foguete, o aprendizado não tem ré!
A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a formação de Cadastro de Reserva de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).
Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES Nº 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.
Maiores informações no arquivo a seguir:
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
Em março de 2020 o mundo se deparou com a pandemia causada pela COVID19, uma das maiores crises sanitárias já vivenciadas pela humanidade. A situação pandêmica alterou o cotidiano da educação superior exigindo novas formas de organização do trabalho docente. Em um curto prazo, professores e estudantes migraram do ensino presencial para o ensino remoto emergencial.
Imersos nesse “novo” contexto educacional, o evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto” e o e-book constituído das publicações feitas no referido Evento têm a intenção de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas durante a imersão no ensino remoto emergencial (ERE), no intuito de identificar as possibilidades e limites trazidos pelo ERE e suas implicações no retorno a presencialidade.
Torna importante esclarecer que experiências/práticas exitosas são experiências que tratam não somente de aprendizagem ou de ensino de conteúdos, mas também de aprendizagem ou de ensino de atitudes, de comportamentos que potencializam as capacidades de aprender e de ajudar os outros, que cada participante do processo possui. Outro ponto que podemos relacionar ao uso de práticas exitosas está associado aos diferentes recursos de aprendizagem que um professor busca utilizar para se sentir mais próximo de seu aluno/a/e, compreendê-lo/a/e em suas especificidades e, assim, promover uma aprendizagem mais significativa para cada um.
RESULTADO DOS RECURSOS – HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES
PROFESSOR FORMADOR
RECURSOS_Homologação CLHD_2022_IdMed
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – PÓS RECURSOS
EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL