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  • MEC fará consulta pública sobre educação a distância

    O Ministério da Educação (MEC) apresentará o relatório final do Grupo de Trabalho instituído para realizar estudos com vistas a subsidiar a elaboração da política educacional no que diz respeito a oferta dos cursos de graduação em Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem, na modalidade de educação a distância (EaD). O MEC ainda manterá, por 120 dias, o sobrestamento de processos de autorização desses cursos de graduação. O sobrestamento não abrange processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento desses cursos. A Pasta também vai instaurar consulta pública sobre a proposta de regulamentação de oferta de cursos de graduação na modalidade EaD. A Portaria 1.833, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 15 de setembro, detalha as decisões.  

    Segundo o normativo, o MEC tem até 15 dias da data de publicação da Portaria para apresentar o relatório final do Grupo de Trabalho instituído por meio da Portaria MEC nº 668, de 14 de setembro de 2022, alterada pela Portaria MEC nº 398, de 8 de março de 2023, com a finalidade de realizar estudos para subsidiar a elaboração da política educacional para oferta dos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade de EaD.    

    A consulta pública será instaurada em até 30 dias. O objetivo é colher manifestações sobre a proposta do MEC de alteração em dispositivos da Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017, que regulamentam a oferta de cursos de graduação na modalidade a distância. 

    Segundo Helena Sampaio, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, o objetivo do MEC com as ações é coordenar o crescimento da educação superior brasileira pautada em critérios de qualidade. “Vamos tornar público o texto normativo antes mesmo de sua vigência e consultar aqueles que querem contribuir para a qualidade da educação superior brasileira”, afirmou. 

    Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, em 2020, o número de ingressantes em EaD superou o número de ingressantes nos cursos presenciais, pela primeira vez na educação superior brasileira. A modalidade de EaD chegou a 63% do total de ingressantes em 2021. Para a secretária, outro aspecto sensível é justamente o fato de esse crescimento estar ocorrendo em detrimento da modalidade presencial. “Há um fenômeno de migração de cursos presenciais para cursos de EaD”, destaca. 

    Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres 

     

    Publicado em 15/09/2023 10h57

    Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/mec-fara-consulta-publica-sobre-educacao-a-distancia

  • NUPED/PRE E UAB (UFPel) PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE EAD EM BRASÍLIA

    O Seminário Nacional da UniRede aconteceu em Brasília entre os dias 23, 24 e 25 de agosto e contou com a participação das chefias do NUPED e da coordenação da UAB da UFPel. A edição 2023 do evento busca discutir a oferta de educação de qualidade na modalidade EaD frente às transformações digitais que o mundo atravessa. 

    Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, representante da UniRede, do IF de Brasília e da CAPES

     

    O Núcleo de Políticas de Educação à Distância da UFPEL (NUPED/PRE-UFPEL) e a coordenação da UAB não apenas se dedicam a atender às demandas da instituição, cursos, professores, polos e alunos, mas também mantém um olhar atento e proativo às tendências emergentes na educação online.

    Pensando nisso o Professor Christiano Ávila (Coordenador do NUPED e adjunto da UAB) e a Professora Rosaura Espírito Santo (Coordenadora da UAB na UFPel) foram a Brasília participar do evento “Seminário Nacional da UniRede: Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”.

    Temas ligados às ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a regulação da Educação Superior a Distância entre outros estiveram em pauta e foram conduzidos por vários nomes e representações de importantes organizações e órgãos públicos do país, confira a programação completa no link abaixo.

    Clique aqui para saber mais sobre a programação:
    https://www.aunirede.org.br/snu2023/#programacao

    O site do evento traz destaque para o lançamento  de algumas ações:

    “Uma novidade para o seminário nacional UniRede no ano de 2023 será o lançamento da Campanha Global de Advocacy do International Council for Open and Distance Education – (ICDE), construída a partir de um plano de trabalho elaborado de forma colaborativa, pelas instituições que estão associadas a Associação Universidade (UniRede), como o Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia (CALED) e o International Council for Open and Distance Education – (ICDE)”

    Confira o site do evento na íntegra em:

    https://www.aunirede.org.br/snu2023/

     

    Os representantes da UFPEL na UniRede também cumpriram agendas institucionais junto à CAPES, em evento que marcou a reconstituição do Fórum Nacional de Coordenadores UAB e posse da nova presidência, um importante espaço de diálogo que foi retomado. Na oportunidade também foram apresentados alguns parâmetros para o próximo edital para cursos da UAB que será lançado já em setembro de 2023.

     

    A UAB na UFPEL:

    A UAB (Universidade Aberta do Brasil)  é um projeto da CAPES, a UFPel participa ofertando cursos por meio do PROGRAMA.  O NUPED/PRE dá suporte ao programa UAB tendo inclusive uma UNIDADE que se chama Unidade Universidade Aberta do Brasil (UUAB).

    A UUAB cuida dos fluxos relacionados aos cursos EaD oferecidos através de polos de apoio em diversos municípios do estado:

    Alunos matriculados na UAB:

    Licenciaturas: 1693

    Especialização: 379

    Previsão de ingresso em 2024:

    Licenciaturas: 770

    Especialização: 310

    Quer saber mais? Acesse o link abaixo:

    https://wp.ufpel.edu.br/nuped/

  • UFPel realiza vestibular para ingresso em cursos de Educação a Distância

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abriu inscrições para processo seletivo para ingresso em cursos de licenciatura na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em diversos polos.

    São 770 vagas em três cursos de Licenciatura: Letras – Espanhol, História e Matemática, em 14 cidades diferentes (nem todas as cidades possuem as três opções): Agudo, Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Canguçu, Cruz Alta, Panambi, Picada Café, Quaraí, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul, Sobradinho e Quaraí.

    As inscrições vão até o dia 25 de setembro. A prova está prevista para o dia 29 de outubro. Todos os detalhes estão no edital.

  • Aviso sobre remoção de vídeos das plataformas Webconf

    Alertamos, novamente, que a partir do dia 1o de Dezembro/2022 os vídeos das plataformas Webconf Administrativo e Webconf do e-AULA passaram a ser removidos.

    Em 1o de Agosto foram removidas as gravações de Novembro/2020. Após a remoção, não será possível qualquer disponibilização de gravações.

    Assim, pedimos que sejam feitos os downloads de suas aulas e/ou reuniões que necessitem ser disponibilizadas.

    Saiba como em: https://www.youtube.com/watch?v=dnmpOroCYAI

    O sistema para realizar conversões das gravações em arquivos de vídeo está disponível em: https://webconf-converter.ufpel.edu.br

    Para mais informações consulte a Portaria 1234 de 27 de junho de 2022 que regulamenta o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e serviços de Webconferência da UFPel.

  • Pergamum – Acesso Liberado para os Alunos da Pós UAB

    Informamos que já está liberado o acesso ao Pergamum para os alunos da pós-graduação UAB.

    O Pergamum é uma plataforma virtual de Sistema Gerenciamento de Bibliotecas que permite a consulta aos títulos disponíveis no acervo e, além disso, dispõe de uma extensa variedade de livros eletrônicos e outras publicações que podem ser acessados por qualquer computador ou dispositivo móvel, mediante as informações exigidas.

    O tutorial em vídeo para a navegação no sistema está disponível no link: https://l.ufpel.edu.br/videotutorialpergamun

  • Nota de Pesar – Professor Luiz Fernando Camargo Veronez

    É com profunda tristeza e pesar que a Coordenação Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em nome de todos os colegas e coordenadores, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), comunica o falecimento do Professor Luiz Fernando Camargo Veronez. O professor Veronez partiu, neste domingo, deixando um legado imenso de dedicação, compromisso e paixão pela educação.

    Durante a sua atuação na UFPel, o professor Veronez foi um ardoroso defensor da Educação a Distância contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do nosso programa. Seu comprometimento, competência e entusiasmo foram cruciais para a expansão e o fortalecimento da UAB na UFPel.

    Sua visão progressista e a fé inabalável na potencialidade do ensino a distância, como um veículo para democratizar a educação de qualidade e alcançar estudantes em todos os cantos do país, serão sempre lembrados e reverenciados.

    Neste momento de dor e saudade, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos os colegas do Prof. Veronez. Estamos gratos por termos tido a oportunidade de trabalhar ao seu lado e aprender com ele. Sua memória e seu legado na UFPel, e no programa Universidade Aberta do Brasil,  perdurarão.

    Descanse em paz, Professor Veronez.

    Luiz Fernando Camargo Veronez a esquerda na foto

  • EDITAL CLMD Nº 02/2023 – TUTORIA PRESENCIAL

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA – CLMD.

    Maiores informações no arquivo a seguir:

    Edital-CLMD-02.2023-Tutoria-Presencial

  • Jornada pedagógica – A docência no Século XXI: desafios e possibilidades

    Esta iniciativa foi projetada para criar um ambiente de reflexão e diálogo sobre as demandas e oportunidades da prática docente atual, estabelecendo uma ponte para a troca de experiências entre educadores da rede pública municipal e estadual e estudantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB).”
    Reconhecemos que a docência no século XXI apresenta desafios e oportunidades inéditas. Avanços tecnológicos rápidos, mudanças na dinâmica da sala de aula e o aumento da diversidade dos alunos são apenas alguns dos fatores que estão redefinindo o que significa ser um educador hoje.
    Nosso objetivo com essa jornada é fomentar a compreensão dessas transformações, oferecendo aos participantes a chance de explorar práticas pedagógicas inovadoras, discutir soluções para desafios comuns e descobrir novas possibilidades para o ensino e aprendizagem.