NUPED/PRE E UAB (UFPel) PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE EAD EM BRASÍLIA

O Seminário Nacional da UniRede aconteceu em Brasília entre os dias 23, 24 e 25 de agosto e contou com a participação das chefias do NUPED e da coordenação da UAB da UFPel. A edição 2023 do evento busca discutir a oferta de educação de qualidade na modalidade EaD frente às transformações digitais que o mundo atravessa.

Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, representante da UniRede, do IF de Brasília e da CAPES

O Núcleo de Políticas de Educação à Distância da UFPEL (NUPED/PRE-UFPEL) e a coordenação da UAB não apenas se dedicam a atender às demandas da instituição, cursos, professores, polos e alunos, mas também mantém um olhar atento e proativo às tendências emergentes na educação online.

Pensando nisso o Professor Christiano Ávila (Coordenador do NUPED e adjunto da UAB) e a Professora Rosaura Espírito Santo (Coordenadora da UAB na UFPel) foram a Brasília participar do evento “Seminário Nacional da UniRede: Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”.

Temas ligados às ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a regulação da Educação Superior a Distância entre outros estiveram em pauta e foram conduzidos por vários nomes e representações de importantes organizações e órgãos públicos do país, confira a programação completa no link abaixo.

Clique aqui para saber mais sobre a programação:

O site do evento traz destaque para o lançamento  de algumas ações:

“Uma novidade para o seminário nacional UniRede no ano de 2023 será o lançamento da Campanha Global de Advocacy do International Council for Open and Distance Education – (ICDE), construída a partir de um plano de trabalho elaborado de forma colaborativa, pelas instituições que estão associadas a Associação Universidade (UniRede), como o Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia (CALED) e o International Council for Open and Distance Education – (ICDE)”

Confira o site do evento na íntegra em:

Os representantes da UFPEL na UniRede também cumpriram agendas institucionais junto à CAPES, em evento que marcou a reconstituição do Fórum Nacional de Coordenadores UAB e posse da nova presidência, um importante espaço de diálogo que foi retomado. Na oportunidade também foram apresentados alguns parâmetros para o próximo edital para cursos da UAB que será lançado já em setembro de 2023.

A UAB na UFPEL:

A UAB (Universidade Aberta do Brasil)  é um projeto da CAPES, a UFPel participa ofertando cursos por meio do PROGRAMA.  O NUPED/PRE dá suporte ao programa UAB tendo inclusive uma UNIDADE que se chama Unidade Universidade Aberta do Brasil (UUAB).

A UUAB cuida dos fluxos relacionados aos cursos EaD oferecidos através de polos de apoio em diversos municípios do estado:

Alunos matriculados na UAB:

Licenciaturas: 1693

Especialização: 379

Previsão de ingresso em 2024:

Licenciaturas: 770

Especialização: 310

Quer saber mais? Acesse o link abaixo:

Publicado em 28/08/2023, na categoria Notícias.