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    Notícias
  • NUPED/PRE E UAB (UFPel) PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE EAD EM BRASÍLIA

    O Seminário Nacional da UniRede aconteceu em Brasília entre os dias 23, 24 e 25 de agosto e contou com a participação das chefias do NUPED e da coordenação da UAB da UFPel. A edição 2023 do evento busca discutir a oferta de educação de qualidade na modalidade EaD frente às transformações digitais que o mundo atravessa. 

    Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, representante da UniRede, do IF de Brasília e da CAPES

     

    O Núcleo de Políticas de Educação à Distância da UFPEL (NUPED/PRE-UFPEL) e a coordenação da UAB não apenas se dedicam a atender às demandas da instituição, cursos, professores, polos e alunos, mas também mantém um olhar atento e proativo às tendências emergentes na educação online.

    Pensando nisso o Professor Christiano Ávila (Coordenador do NUPED e adjunto da UAB) e a Professora Rosaura Espírito Santo (Coordenadora da UAB na UFPel) foram a Brasília participar do evento “Seminário Nacional da UniRede: Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”.

    Temas ligados às ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a regulação da Educação Superior a Distância entre outros estiveram em pauta e foram conduzidos por vários nomes e representações de importantes organizações e órgãos públicos do país, confira a programação completa no link abaixo.

    Clique aqui para saber mais sobre a programação:
    https://www.aunirede.org.br/snu2023/#programacao

    O site do evento traz destaque para o lançamento  de algumas ações:

    “Uma novidade para o seminário nacional UniRede no ano de 2023 será o lançamento da Campanha Global de Advocacy do International Council for Open and Distance Education – (ICDE), construída a partir de um plano de trabalho elaborado de forma colaborativa, pelas instituições que estão associadas a Associação Universidade (UniRede), como o Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia (CALED) e o International Council for Open and Distance Education – (ICDE)”

    Confira o site do evento na íntegra em:

    https://www.aunirede.org.br/snu2023/

     

    Os representantes da UFPEL na UniRede também cumpriram agendas institucionais junto à CAPES, em evento que marcou a reconstituição do Fórum Nacional de Coordenadores UAB e posse da nova presidência, um importante espaço de diálogo que foi retomado. Na oportunidade também foram apresentados alguns parâmetros para o próximo edital para cursos da UAB que será lançado já em setembro de 2023.

     

    A UAB na UFPEL:

    A UAB (Universidade Aberta do Brasil)  é um projeto da CAPES, a UFPel participa ofertando cursos por meio do PROGRAMA.  O NUPED/PRE dá suporte ao programa UAB tendo inclusive uma UNIDADE que se chama Unidade Universidade Aberta do Brasil (UUAB).

    A UUAB cuida dos fluxos relacionados aos cursos EaD oferecidos através de polos de apoio em diversos municípios do estado:

    Alunos matriculados na UAB:

    Licenciaturas: 1693

    Especialização: 379

    Previsão de ingresso em 2024:

    Licenciaturas: 770

    Especialização: 310

    Quer saber mais? Acesse o link abaixo:

    https://wp.ufpel.edu.br/nuped/

  • UFPel realiza vestibular para ingresso em cursos de Educação a Distância

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abriu inscrições para processo seletivo para ingresso em cursos de licenciatura na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em diversos polos.

    São 770 vagas em três cursos de Licenciatura: Letras – Espanhol, História e Matemática, em 14 cidades diferentes (nem todas as cidades possuem as três opções): Agudo, Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Canguçu, Cruz Alta, Panambi, Picada Café, Quaraí, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul, Sobradinho e Quaraí.

    As inscrições vão até o dia 25 de setembro. A prova está prevista para o dia 29 de outubro. Todos os detalhes estão no edital.

  • Aviso sobre remoção de vídeos das plataformas Webconf

    Alertamos, novamente, que a partir do dia 1o de Dezembro/2022 os vídeos das plataformas Webconf Administrativo e Webconf do e-AULA passaram a ser removidos.

    Em 1o de Agosto foram removidas as gravações de Novembro/2020. Após a remoção, não será possível qualquer disponibilização de gravações.

    Assim, pedimos que sejam feitos os downloads de suas aulas e/ou reuniões que necessitem ser disponibilizadas.

    Saiba como em: https://www.youtube.com/watch?v=dnmpOroCYAI

    O sistema para realizar conversões das gravações em arquivos de vídeo está disponível em: https://webconf-converter.ufpel.edu.br

    Para mais informações consulte a Portaria 1234 de 27 de junho de 2022 que regulamenta o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e serviços de Webconferência da UFPel.

  • Pergamum – Acesso Liberado para os Alunos da Pós UAB

    Informamos que já está liberado o acesso ao Pergamum para os alunos da pós-graduação UAB.

    O Pergamum é uma plataforma virtual de Sistema Gerenciamento de Bibliotecas que permite a consulta aos títulos disponíveis no acervo e, além disso, dispõe de uma extensa variedade de livros eletrônicos e outras publicações que podem ser acessados por qualquer computador ou dispositivo móvel, mediante as informações exigidas.

    O tutorial em vídeo para a navegação no sistema está disponível no link: https://l.ufpel.edu.br/videotutorialpergamun

  • Nota de Pesar – Professor Luiz Fernando Camargo Veronez

    É com profunda tristeza e pesar que a Coordenação Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em nome de todos os colegas e coordenadores, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), comunica o falecimento do Professor Luiz Fernando Camargo Veronez. O professor Veronez partiu, neste domingo, deixando um legado imenso de dedicação, compromisso e paixão pela educação.

    Durante a sua atuação na UFPel, o professor Veronez foi um ardoroso defensor da Educação a Distância contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do nosso programa. Seu comprometimento, competência e entusiasmo foram cruciais para a expansão e o fortalecimento da UAB na UFPel.

    Sua visão progressista e a fé inabalável na potencialidade do ensino a distância, como um veículo para democratizar a educação de qualidade e alcançar estudantes em todos os cantos do país, serão sempre lembrados e reverenciados.

    Neste momento de dor e saudade, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos os colegas do Prof. Veronez. Estamos gratos por termos tido a oportunidade de trabalhar ao seu lado e aprender com ele. Sua memória e seu legado na UFPel, e no programa Universidade Aberta do Brasil,  perdurarão.

    Descanse em paz, Professor Veronez.

    Luiz Fernando Camargo Veronez a esquerda na foto

  • EDITAL CLMD Nº 02/2023 – TUTORIA PRESENCIAL

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA – CLMD.

    Maiores informações no arquivo a seguir:

    Edital-CLMD-02.2023-Tutoria-Presencial

  • Jornada pedagógica – A docência no Século XXI: desafios e possibilidades

    Esta iniciativa foi projetada para criar um ambiente de reflexão e diálogo sobre as demandas e oportunidades da prática docente atual, estabelecendo uma ponte para a troca de experiências entre educadores da rede pública municipal e estadual e estudantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB).”
    Reconhecemos que a docência no século XXI apresenta desafios e oportunidades inéditas. Avanços tecnológicos rápidos, mudanças na dinâmica da sala de aula e o aumento da diversidade dos alunos são apenas alguns dos fatores que estão redefinindo o que significa ser um educador hoje.
    Nosso objetivo com essa jornada é fomentar a compreensão dessas transformações, oferecendo aos participantes a chance de explorar práticas pedagógicas inovadoras, discutir soluções para desafios comuns e descobrir novas possibilidades para o ensino e aprendizagem.