Alzira Soriano (1897-1963), a primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil e a primeira prefeita eleita na América Latina.

A primeira prefeita da América Latina, como também a primeira mulher a vencer uma eleição; três anos antes da conquista do direito ao voto pelas mulheres brasileiras. Recebeu 60% dos votos válidos e tomou posse no ano de 1929.

Sua eleição ocorreu graças a uma lei estadual que autorizava a inclusão e participação das mulheres na política potiguar. “A Constituição fala apenas em cidadãos, não distinguindo se é homem ou mulher”, afirmou o governador daquela época. Mesmo após o término do seu mandato como prefeita, ela manteve-se politicamente ativa. Com a redemocratização do país em 1945, ela candidatou-se a vereadora pela UDN, tornou-se líder de sua bancada e reelegeu-se em sucessivas eleições.

Luiza Alzira Soriano Teixeira discutia sobre a igualdade no país, sendo pioneira na participação feminina na política do Brasil, lutando e reivindicando pelo direito das mulheres brasileiras votarem e serem elegíveis ao voto.

O Instituto Alziras, uma organização sem fins lucrativos que carrega o nome de Alzira, tem como missão principal ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública.

Seus objetivos estratégicos são:

  • Consolidar uma plataforma pluripartidária de apoio, articulação e cooperação de mulheres na política e na gestão pública;
  • Produzir e disseminar narrativas que valorizem a participação das mulheres em espaços de poder e decisão política;
  • Inspirar e encorajar meninas e mulheres das gerações atuais e futuras a participarem da política.

Conheça mais em: www.alziras.org.br