A pedido de ativistas e movimentos sociais, no dia 28 de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, a Prefeitura de Pelotas pintou uma faixa de pedestres na esquina da Avenida Bento Gonçalves com a Andrade Neves com as cores do arco-íris. 

Tal data foi criada a partir da Rebelião de Stonewall em 1969, que se constituiu em uma série de manifestações geradas pela revolta quanto às ações da polícia de Nova York, que invadia os bares frequentados pela comunidade e prendia as pessoas que estavam ali ou as tratava com agressividade. O dia até hoje marca uma data de luta política pelos direitos civis da comunidade LGBT+.

Já a bandeira LGBT+, que é composta pelas cores do arco-íris, foi criada em 1978 pelo artista Gilbert Baker e exibida pela primeira vez na Parada Gay da Liberdade de São Francisco, nos Estados Unidos.

O NUGEN agradece o ato da Prefeitura de Pelotas em alusão a um dia tão importante e reforça que para apoiar a causa se faz necessário também a implementação e o cumprimento de políticas públicas que garantem os direitos da comunidade LGBT+ e lutem contra a LGBTfobia ou qualquer outra forma de discriminação de gênero ou sexualidade.

 

Fotos por: Rodrigo Chaves via Instagram da Prefeitura de Pelotas