22 de Agosto – Dia Internacional do Folclore

Hoje é um dia muito importante tanto no Brasil como internacionalmente: Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore, data que é festejada no mundo inteiro com a celebração das diferentes culturas, suas lendas, costumes, danças, comidas, festas, artes e mitos, objetivando difundir e afirmar a pluralidade das manifestações populares.
Quem lançou o termo pela primeira vez foi o inglês William John Thoms, em 1846. A palavra folclore significa “o que o povo faz”.
Dia 22 de agosto também comemoramos o Dia do Folclore Brasileiro, juntamente com a comemoração internacional. Esse dia é celebrado em nossa terra com atividades em todo país: nas escolas, nas universidades, em grupos de teatro e dança, contando também com artistas independentes, artistas de rua e com a participação de comunidades locais e tradicionais.

Esta entrada foi publicada em Artes Populares, Cultura Popular, Dança, Semana do Folclore. Adicione o link permanente aos seus favoritos.