O que poderia ser só um conceito hoje já se tornou um movimento global! A Educação Aberta é uma maneira de ver e praticar a educação de forma democrática e progressiva.
Esta visão pensa que o Conhecimento é um bem comume para isso a educação deve ser um espaço participativo e aberto. Logo, estas iniciativas promovem os principais valores da cultura digital: interatividade e colaboração.
No Brasil esta discussão se implementou inicialmente a partir de 2017 através da Iniciativa Educação Aberta. Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Cátedra UNESCO de Educação a Distância da UNB e o Instituto EDUCADIGITAL.
Diversos projetos de formação de mentoria de docentes e gestores no Brasil e no exterior são promovidos, como: cursos e materiais formativos, estudos, mapeamentos e análises, guias e mapeamentos digitais. São atendidas tanto instituições públicas quanto privadas.
Neste sentido visa desenvolver atividades de caráter Plural e Multidisciplinar, implementando políticas e práticas educacionais colaborativas.
As iniciativas estão em consonância com aAgenda2030 da ONU
Buscando abranger o, 4° objetivo apresentado na Agenda 2030 da ONU – que visa o desenvolvimento sustentável para o mundo nos próximos dez anos – a Educação Aberta fomenta a visão de uma Educação equitativa, inclusiva e de qualidade, com práticas pedagógicas que buscam valorizar a autoria e a autonomia de educadores e estudantes.
Protegendo Direitos digitais a Educação Aberta prioriza tecnologias e softwares abertos e o software livre promovendo e fomentando o acesso à informação, liberdade de expressão, e privacidade.
Esta prática só é possível a partir da garantia de liberdades fundamentais no processo de ensino aprendizagem online:
Murais são ferramentas versáteis para organização escolar e acadêmica e também um espaço de compartilhamento de produções. São amplamente utilizados no ensino presencial, mas se restringem a uma sala ou instituição. O padlet é o mural virtual onde se extrapola o fenômeno espaço-tempo e explora-se seu caráter plurimidiático, contribuindo para o multiletramento e para tornar atividades mais atraentes.
Na imagem um passo a passo para lhe ajudar com essa ferramenta:
O Manual de Permanência tem o objetivo de auxiliar os(as) docentes no acompanhamento dos(as) estudantes no ambiente e-AULA. Conheça os relatórios e as formas de comunicação que podem auxiliar a reduzir a evasão no Calendário Alternativo. Acesse em: Manual de Permanência
Frente ao calendário remoto e as atualizações feitas nas plataformas digitais destinadas à oferta de disciplinas, o NATE desenvolveu uma série de ações visando auxiliar os professores e dar suporte técnico e pedagógico durante este período excepcional.
O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais tem enfrentado o desafio de, neste curto espaço de tempo, garantir suporte, atendimento, materiais e canais de apoio aos docentes que estão ofertando disciplinas ou qualquer outro componente curricular durante o calendário remoto. As atividades de apoio são fruto de uma intensa discussão promovida partir da Pró-Reitoria de Ensino onde articula-se uma gama de parceiros, como: o Núcleo de Formação Docente (NUFOR), o Núcleo de Acessibilidade e inclusão (NAI), o Centro de Engenharias (CEng), o comitê UFPel DIGITAL, as Unidades que compuseram desde o início da discussão a Rede NATE e o conselho do NATE.
Destacam-se sete ações que garantem atendimento personalizado ou acesso a informações para capacitação do docente frente às possibilidades e desafios no ensino online. Conheça quais são:
O “GUIA DOCENTE”
O “Guia Docente” é um material de apoio que reúne informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas dentro da plataforma:
O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:
Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência do docente, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre dois bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico aos docentes de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.
As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”
A partir do mês de setembro deste ano, iniciou-se a oferta de oficinas de capacitação aos docentes de cada unidade da universidade. Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:
A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada para as principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:
O NATE possui uma Playlist dentro do canal da UFPel no Youtube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:
A Checklist do NATE é uma publicação de nosso site com uma checklist que deu suporte às oficinas para os docentes. Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:
Entre os dias 20 de agosto e 02 de setembro foi realizada uma pesquisa na comunidade acadêmica buscando dados sobre o calendário acadêmico remoto junto à professores/as e estudantes da universidade.
A pesquisa, de acompanhamento do calendário alternativo, teve como objetivo geral identificar como o NATE/UFPel pode qualificar suas ações e agir em tempo hábil para prover alternativas de auxílio a professores/as e estudantes nesse período de calendário remoto, bem como para o próximo semestre. Após elaboração e apreciação das questões e questionários pela equipe e conselho do NATE, foi solicitado junto à Progic/UFPel os dados sobre matrículas e ofertas de disciplinas constantes no Cobalto.
Por meio do LimeSurvey (SurveyUFPel), foram enviados os convites para participação na pesquisa. Os questionários dirigiram-se especificamente para cada um dos 7 grupos analisados: monitores virtuais; estudantes de pós-graduação regularmente matriculados/as e NÃO matriculados no calendário alternativo; estudantes de pós-graduação regularmente matriculados/as e matriculados no calendário alternativo; docentes (de graduação e pós) que ofertaram disciplinas no calendário alternativo; docentes (de graduação e pós) que NÃO ofertaram disciplinas no calendário alternativo; estudantes de graduação regularmente matriculados/as e NÃO matriculados no calendário alternativo e estudantes de graduação regularmente matriculados/as e matriculados no calendário alternativo.
Destaca-se a participação de todos/as convidados/as, entre eles/as, os/as docentes que ofertaram disciplinas no calendário alternativo: em 25/08/2020 todos/as os/as 842 docentes deste grupo receberam o questionário e até 01/09/2020, final do prazo para participação, obtivemos 481 questionários concluídos, o que representa 57,1% do número de convites enviados e um intervalo de confiança de 99,9%, conforme cálculo realizado utilizando o OpenEpi.
São as iniciais de Frequently Asked Questions, isto é: Questões Perguntadas Frequentemente, ou o mais usual: PERGUNTAS FREQUENTES.
Visando dar fluidez ao atendimento da comunidade acadêmica da UFPel durante o Calendário Alternativo, o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais da UFPel (NATE-UFPel) elaborou nossa própria FAQ.
Sabemos que o acesso à tecnologia digital em nossa sociedade, mesmo no meio acadêmico, ainda é limitado. Além disto, o bom uso das ferramentas na plataforma usada pela universidade (Moodle) será fruto do próprio exercício de produção de conhecimento. No entanto, as dúvidas surgem no caminho e é neste momento que o NATE pode lhe ajudar. Acesse o atendimento.ufpel.edu.br! Este é o canal para quem quer encontrar soluções para seus questionamentos.
Confira no gráfico de nosso suporte às principais dúvidas do início do semestre:
FAQ Atendimento
Munidos com estas informações montamos um sistema de perguntas frequentes (FAQ) que contém a solução para as dúvidas que mais recebemos, visando dar agilidade e comodidade para os professores e estudantes que precisem de ajuda.