Intervenção Precoce com crianças que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo
Coordenador: Rita de Cassia Morem Cossio Rodriguez
Cronograma: A investigação envolverá duas abordagens uma qualitativa e outra quantitativa. Na abordagem qualitativa, se define como estudo de caso, e na abordagem quantitativa será utilizada a estatística descritiva e inferencial. Estas abordagens contemplam três etapas: Primeira etapa – 2016 – 2018 . Aplicação dos instrumentos de avaliação, planejamento e de intervenção precoce as crianças e famílias atendidas no Núcleo de neurodesenvolvimento e no Centro de Atendimento ao Autismo, na cidade de Pelotas; . Realização de grupos focais com profissionais do Centro de Atendimento, Centro de Neurodesenvolvimento e Escolas de Educação Infantil para discussão, acompanhamento e análise do processo de aplicação; . Realização de grupos focais com familiares das crianças TEA em investigação; . Observação, registro e filmagem das práticas de intervenção precoce com crianças de 3 a 6 anos diagnosticadas com TEA nos diferentes contextos; . Observação e análise do desenvolvimento do PIIP em contexto português, como elemento de apoio para a adaptação ao contexto brasileiro. . Monitorização da aplicação do PIIP; . Monitorização das propostas de Intervenção Precoce desenvolvidas no CAA e nas Escolas de Educação Infantil; . Monitorização do desenvolvimento das crianças de 3 a 6 anos diagnosticadas com TEA, através de instrumentos de avaliação; Segunda etapa: 2018- 2019 . Aplicação dos instrumentos de avaliação, planejamento e de intervenção precoce as crianças e famílias atendidas no Núcleo de neurodesenvolvimento e no Centro de Atendimento ao Autismo, na cidade de Pelotas; . Realização de grupos focais com profissionais do Centro de Atendimento, Centro de Neurodesenvolvimento e Escolas de Educação Infantil para discussão, acompanhamento e análise do processo de aplicação; . Realização de grupos focais com familiares das crianças TEA em investigação; . Observação, registro e filmagem das práticas de intervenção precoce com crianças de 3 a 6 anos diagnosticadas com TEA nos diferentes contextos; . Monitorização da aplicação do PIIP; . Monitorização das propostas de Intervenção Precoce desenvolvidas no CAA e nas Escolas de Educação Infantil; . Monitorização do desenvolvimento das crianças de 3 a 6 anos diagnosticadas com TEA, através de instrumentos de avaliação; . Análise dos dados e dos resultados; . Escrita de relatórios; . Socialização dos resultados, através da escrita de artigos, da publicação dos
resultados; . Publicação de livro com os resultados obtidos.