O autor promove um debate entre os modelos empirista, apriorista e construtivista do conhecimento e analisa seus reflexos na sala de aula, apresentando argumentos favoráveis a este último. A perspectiva construtivista valoriza alunos ativos, responsáveis, que podem fazer perguntas, construir conhecimentos, argumentar.Esta obra constitui-se em uma contribuição importante para a educação ao passo que possibilita análises e discussões sobre as formas de atuação pedagógica do professor e defende um ensino menos passivo e resignado.
“Este livro oferece um conjunto de reflexões que fazem sua contribuição para o esforço de edificar sociedades democráticas, que vem se agregar às várias formas e inúmeras iniciativas distribuídas em toda a nossa sociedade. Foi construído de forma colaborativa, numa demonstração de união da educação ambiental brasileira e de seu compromisso com a democracia participativa.”
Indicação de leitura do capítulo sobre pertencimento (p.245).
Disponível em http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros.pdf.
Este livro oferece material reflexivo que auxilia na sustentação de práticas docentes aproximando os sentidos entre o que se trabalha na formação profissional e o que é realizado nos diferentes espaços do ensino de Biologia.
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