Início do conteúdo
Histórico de chamadas para escolas

O LADRA, Laboratório de dramaturgia da UFPel, coordenado pela profª Marina de Oliveira do curso de Teatro, divulga a 2ª Oficina de Criação dramatúrgica direcionada para alunos do ensino médio da rede pública de Pelotas.

Inscrições: de 2 a 22 de agosto de 2021 pelo mail: labdedramaturgiaufpel@gmail.com
Ministrantes: Alice Buchweitz e Caio Tavares
Vagas: 15
Modo: remoto pela plataforma Jitsi Meet
Quando: Quartas-feiras, das 19h às 20h30
Período: de 1 de set a 3 de nov.
Carga horária: 30 horas
O certificado de 30 horas considera 15 horas de encontros síncronos e 15 horas de atividades assíncronas, o aluno deve ter 75% de frequência para obter o certificado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ação “Laboratório de dramaturgia na escola”, vinculada ao projeto unificado LADRA, consiste em oficinas de criação dramatúrgica desenvolvidas com alunos do ensino médio, no contraturno das aulas.

Inscrições para professor colaborador: de 1º a 31 de março de 2021, através do mail: labdedramaturgiaufpel@gmail.com

O professor colaborador é alguém interessado na investigação da criação dramatúrgica como ferramenta pedagógica na escola. Será o intermediador das oficinas na escola e também participante do projeto, recebendo certificado pela sua colaboração. Caberá ao prof. colaborador a divulgação do projeto na escola, incentivando a participação dos alunos. Poderá acompanhar os encontros, conforme seu interesse e disponibilidade. Avaliará as ações do projeto na escola, sendo um parceiro na identificação de adequações que levem a uma melhor realização das atividades.

Dados da primeira oficina:

Período: de abril a julho de 2021, uma vez por semana, em dia e turno a ser combinado com o professor colaborador.

Ministrante: Alice Buchwetz.

Coordenação: Marina de Oliveira.

Modo remoto.

Carga horária: 30h

Público-alvo: alunos do ensino médio.

Vagas: 20.

Objetivos gerais:
– Ampliar o conhecimento acerca da dramaturgia expandida na escola e na universidade.
– Investigar distintas possibilidades de criação dramatúrgica junto aos participantes do projeto.
– Potencializar a criação dramatúrgica como ferramenta pedagógica.

Objetivos específicos:

– Estudar a estrutura da dramaturgia em diferentes formatos.
– Incentivar os alunos da escola a se perceberem como potenciais dramaturgos.
– Instrumentalizar alunos do curso de teatro e professores da escola a utilizarem a criação dramatúrgica como ferramenta pedagógica.
– Estimular o potencial criativo e a autonomia dos alunos da escola através do exercício de produções dramatúrgicas.
– Discutir temas relevantes através da investigação de estéticas autorais.

Os participantes da oficina poderão exercitar a sua criatividade e a sua autonomia através da elaboração de produtos dramatúrgicos diversos, como cenas teatrais, fotodramas, cenas de animação, vídeo performances, histórias para a infância, peças publicitárias etc. A compreensão da estrutura da dramaturgia, em diversos formatos, associada ao uso de tecnologias presentes na vida cotidiana de alunos e professores permite um amplo campo de exploração estética. Investigar distintas possibilidades de criação dramatúrgica junto a alunos e professores constitui-se como uma ferramenta de inovação para a construção de novos conhecimentos.