graciasalavida

Andrey Schlee abre comemoração de 50 anos da FAUrb

Nesta noite, fala de Schlee entitulada Gracias a la vida presta homenagem a sua trajetória iniciada na FAUrb e aprendizados que levou consigo de Pelotas para USP, UnB e Iphan.

Público presente no auditório, com Ester Gutierrez em evidência.

Velhos amigos  reúnem-se com muito bom humor, risadas e gratidão. Este foi o clima que Andrey Schlee trouxe para nosso auditório neste momento de comemoração dos 50 anos da FAUrb. Um resgate de sua trajetória pessoal foi feito, com ponto de partida em 1982 – seu ano de ingresso na graduação.

Com apenas 10 anos de idade na época, a Escola de Arquitetura e Urbanismo, como Andrey fez questão de chamar, estava lapidando sua forma. Naquele contexto, era uma abordagem de vanguarda estudar a partir de exemplares arquitetônicos brasileiros, e ainda mais, para municípios locais como Pelotas e Jaguarão.

A fala foi aberta pelo atual diretor da unidade, Prof. Maurício Polidori, com grande satisfação e comemoração. Em seguida, Ana Ó (Ana Lucia Costa de Oliveira) faz a honra de apresentar Andrey, seu ex-aluno, que ela mesma convidou para esta palestra – uma dinâmica ao mesmo tempo maravilhosa e estranha de professores alegremente aprendendo com alunos.

Apresentação contou com imagem de icônico encontro de Andrey com Oscar Niemeyer na Universidade de Brasília.

Entre a plateia, estava a convidada de honra Ester Gutierrez, autora egressa de grande prestígio e ex-professora de graduação, que também lecionou disciplinas importantes e teve grande influência na formação de Schlee. Quanto a presença do corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, citamos (em ordem alfabética): Adriana Portella, Adriane Borda, Aline Montagna, Celia Gonsales, Celina Britto, Natalia Naoumova e Nirce Medvedovski. Dentre os quais, muitos foram colegas de graduação do palestrante também.

A especialização em patrimônio cultural foi fruto de seu direcionamento estabelecido já na graduação em Pelotas, segundo frisou Schlee. Como bom historiador, compartilhou registros de sua biblioteca pessoal, que conta com materiais desde a catalogação de mais de 8 mil casas pelotenses realizadas durante sua pesquisa de mestrado, até imagens de suas experiências ao lado de grandes nomes como Niemeyer e Lelé na UnB e culminou no tombamento de patrimônios materiais e imateriais que tomou frente durante sua direção do Iphan.

Professora Ana Ó presenteia Andrey em nome da Faculdade com ecobag comemorativa.

Atualmente, deve-se notar que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) sofre um atual período de defasagem e sucateamento após em 2020 o Presidente Jair Bolsonaro demitir profissionais do Iphan, afastando inclusive a presidência e diversos outros membros do Instituto. Andrey também foi alvo destas perseguições e denuncia, diariamente desde então, escândalos discorridos nos últimos 2 anos no cenário político brasileiro. Acompanhe mais na conta do Instagram de Andrey Schlee.

Sejamos resistência! Feliz 50 anos de FAUrb!

Publicado em Notícias com as tags , .