Quem Somos

O Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criado dentro do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faurb) da UFPel, a partir do interesse de um grupo de professores, pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação em realizar pesquisas multidisciplinares na área da psicologia ambiental, arquitetura, urbanismo, sociologia e filosofia, com o objetivo de entender como as pessoas percebem e se comportam no ambiente da cidade. O Projeto de Pesquisa PlaceAge, que contempla o estudo ‘Projetando Lugares com Idosos: Rumo às Comunidades Amigas do Envelhecimento’, financiado pelo Reino Unido, pela Agência Britânica ESRC (Economic and Social Research Council), e coordenado no Brasil pela Professora Adriana Portella, foi o ponto de partida que instigou a criação do Laboratório. O Projeto é o financiador da organização física da Sala 108 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, local onde, com o apoio do Professor e Diretor da Faurb Mauricio Polidori, acontece as atividades de pesquisa do LabCom O Laboratório faz parte do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Também faz parte do Laboratório o Grupo de Pesquisa do CNPQ Percepção e Avaliação do Ambiente Construído e Natural pelo Usuário.

Fazem parte do Laboratório de Estudos Comportamentais pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Administração e Turismo, da Universidade de Rio Grande (FURG) da Escola de Engenharia, da Universidade de Brasília (UNB) do Instituto de Psicologia e da Heriot-Watt University do Urban Institute no Reino Unido. Nossa visão multidisciplinar torna o LabCom aberto a todos interessados em estudos do comportamento do usuário no ambiente natural e construído. Estamos ligados ao curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel, na linha de pesquisa ‘Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário’. Acesse o site para saber mais: http://prograu.ufpel.edu.br

Coordenação do Laboratório

Professores Pesquisadores