LabCom Online Cafe

O LabCom Online Cafe Meeting é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas. É um encontro entre pesquisadores, artistas, ativistas, comunidades, ONGs e todos interessados em temas que abordem a INCLUSÃO SOCIAL E BEM-ESTAR PARA TODOS. Nossa conversa acontece todas as sextas-feiras, as 16 horas, via GoogleMeet. A ideia é criar um fórum de troca de ideias e conhecimento, um momento inspirado na nossa realidade globalizada, para promover a inclusão e conexão de todos. Qualquer pessoa pode propor a temática do Cafe, basta entrar em contato com o nosso LabCom. Não fazemos inscrições, pois a proposta é você poder clicar no link da sala se tiver com vontade e participar sem formalidades, tomando um café, deitado na rede, sentado na praia ou embaixo das cobertas se escondendo do frio. É um blind-date! 

Venha conversar conosco, queremos muito te conhecer! Para que você fique com uma vontade de nos encontrar, aqui abaixo listamos os encontros já realizados.

Programação 2022

Dia 16 novembro, QUARTA-FEIRA, as 17 horas iniciamos com a música de @aracele_rm, e Ana Ortega e alguns petiscos,  as 18 horas iniciamos a roda de conversa. Nosso LabCom Café junto com as celebrações dos 50 anos da @faculdadedearquiteturaufpel trará o Arquiteto e Urbanista Miguel Martins para conversar sobre um sua imersão na floresta Amazônica. Como sustentar o caos se é ali que está toda possibilidade de criação? Mergulhar em um processo criativo está longe de ser uma travessia confortável: é mirando no desconhecido que promovemos os gatilhos mais interessantes para nosso trabalho. Entre relatos sobre projetos do escritório e as experiências com as imersões criativas, este bate papo fala sobre como pode ser produtivo inventar nosso próprio ecossistema criativo para alimentar e criar sistemas generosos e abundantes de possibilidades, força e coragem para experimentar interações e combinação de ideias.

 

O Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas convida a todos para a palestra com nosso convidado @padrejulio.lancellotti .Estaremos conversando sobre Aporofobia e Arquitetura Hostil, temas extremamente importantes para a construção de uma cidade para todos. Aporofobia e arquitetura hostil devem ser combatidas por todos. Nosso encontro será presencial e a presença do nosso convidado será via plataforma digital. Não haverá acesso a convidados de forma online. Na QUARTA-FEIRA, Dia 14 de setembro, as 18:00 horas para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da @ufpeloficial .Cheguem cedo para garantir seus lugares, teremos dois telões, café e pipoca para todos.Todos são bem vindos!

 

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (em parceria com LabCom Café e do LabCom da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da UFPel tem o orgulho de oferecer um ciclo de palestras de académicos internacionais de Eslovênia, México, Argentina e os EUA em junho, julho e agosto 2022. Os palestrantes (em modo virtual e presencial) apresentarão sobre tópicos como: Música e Conflito, Cultura e Urbanismo, Música Tradicional Argentina, Restauro, e Rituais Festivos no Contexto Transatlântico.

Palestra virtual (em inglês) – “Places Shaped by Memories / Memories Shaped by Places” (“Lugares formados por memórias / Memorias formadas por lugares”) – Dr. Tom Borrup (EUA) – QUINTA-FEIRA, 30 de junho às 16:00 horas.

Serão emitidos certificados de participação. Informações: https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/eventos/ ou por e-mail memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

 

Te esperamos, nesta QUINTA-FEIRA, dia 9 de junho, as 16horas para um café na nossa roda de conversas on-line.

Nossa convidada, a arquiteta Dani Amorim, contará um pouco da sua experiência com BioArquitetura e construções sustentáveis.Nos peça o link por mensagem

 

 

 

 

 

 

LabCom Café desta QUINTA-FEIRA, dia 2 de junho! Inverno chegando e nada melhor que uma conversa para discutirmos como estimular a igualdade de gênero na construção de cidades inclusivas através de ações colaborativas no espaço urbano. Nossos convidados são do grupo TURBA de Porto Alegre @t.urb.a Não perca, as 16 horas do Brasil. Peça o link da sala por mensagem.

 

 

 

 

 

Nesta QUINTA-FEIRA, dia 26 de maio, as 16 horas do Brasil teremos mais um LabCom Cafe sobre NeuroArquitetura com a arquiteta Jessica Carbone.

Jessica Carbone é Arquiteta e Urbanista formada em Neuromarketing e Neurociência do consumidor pela Copenhagen Business School, autora do “Briefing NeuroDesign- Neurociência Aplicada no Design de Interiores Residencial (2020)” e “Neurociência aplicada á Arquitetura e Urbanismo (2021)”

Peça o link da sala por mensagem e não perca nosso encontro

 

 

 

 

Nesta QUINTA-FEIRA, dia 07 de abril, as 16 horas estaremos com vocês na nossa roda de conversas. Vamos falar sobre Desenho Urbano e  Desastres Socioambientais. Catharina Salvador, nossa convidada, é docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. Esperamos por vcs! Peçam o link por mensagem

 

 

 

 

 

Nesta QUINTA-FEIRA, dia 31 de março, as 17 horas te esperamos para nosso encontro que trará o arquiteto Marcelo Vila para conversar conosco sobre o Programa SOS Cidades. Marcelo Vila é Arquitecto FADU – UBA, 1986; Socio Titular Vila Sebastian Arquitectos; Premio Vitruvio a la Arquitectura Emergente, CPAU – MNBA; Director Honorario de Planeamiento y Diseño de Ciudades, Municipalidad de Chizhou- China; Primer Invitado Latinoamericano a la Bienal de Arquitectura, Beijing 2004 – China; Profesor Titular Arquitectura, FADU- UBA, Taller Sudamérica; Fundador y director programa S.O.S. CIUDADES

 

 

 

Nesta QUINTA-FEIRA, 17 de março, as 16 horas o LabCom Cafe nos traz a querida Taís Brandelli que já foi nossa aluna na graduação e no mestrado e agora é coordenadora do curso de Arquitetura da Univel @univeloficial Garanta logo seu lugar pedindo o link de acesso, pois o Café será também a Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo FAUrb – UFPel.

 

 

 

 

 

 

Queridos Amigos! Voltamos agora as QUINTAS-FEIRAS as 16 horas com o LabCom Café. Dia 10 de março as 16 horas voltamos com nossa roda de conversa, um lugar onde nos encontramos para conversar informalmente, criar um pensamento crítico e promover um acolhimento para todos. Nosso Laboratório é um local para amigos interessados em temas relacionados a inclusão social na cidade e no mundo, acolhimento de grupos minoritários dando voz a eles. Nossas conversas trazem temas polêmicos, brutos, muitas vezes difíceis, mas extremamente necessários na nossa discussão. Nesta quinta conversaremos com a Mestre em Arquitetura e Urbanismo Carolina Oliveira da Silva, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Nossas rodas de conversa não são sobre quantidade, mas sim qualidade, venha participar para a construção de um pensamento crítico sobre a cidade e sociedade. O encontro será via Google Meet. Peça o link por mensagem.

 

 

 

Programação 2021

O LabCom Cafe do dia 12 de novembro de 2021 foi na Oficina de Psicologa Ambiental, Saúde Mental

e Urbanismo.

A oficina é realizada pelo Professor Cristóbal Bravo Ferretti da Universidade de Bío-Bío no Chile. Ele é Professor Visitante no Brasil na UFPel durante o mês de novembro de 2021. Ele veio com financiamento do Projeto Institucional do CAPES-PRINT UFPel. Dr Ferreti é psicólogo ambiental e ministra a oficina de psicologia ambiental, com foco nos estudos da influência do espaço urbano no comportamento e saúde mental das pessoas, com a finalidade de capacitar futuros arquitetos e urbanistas, e outros interessados de áreas a fins, a melhor planejar, entender e promover o espaço da cidade de forma inclusiva e humanitária.

Objetivo: Desenvolver pensamento crítico em futuros profissionais sobre a responsabilidade que temos ao planejar a cidade. Um bom planejamento urbano pode proporcionar melhores condições de saúde em um comportamento positivo da sociedade, enquanto um planejamento urbano voltado para a exclusão e não sustentável pode estimular o aparecimento de doenças e um comportamento doentio por parte das pessoas.

Período da Oficina: de 11 a 26/11/2021.

 

 

 

 

Esta semana foi especial e o LabCom Cafe aconteceu no 3° Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território. A conversa foi com o o Prof. Dr. Cristóbal Bravo Ferretti da Universidade de Bío-Bío – Chile. O tema discutido foi: ‘Compreender a identidade do lugar nos processos contemporâneos de mobilidade’. O Professor Cristóbal é Professor Visitante na Universidade Federal de Pelotas, com financiamento do Projeto Institucional do Capes Print, do Governo Federal do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sexta dia 29 de outubro as 16 horas nosso encontro foi com a arquiteta e urbanista e doutoranda Gabriela Costa da Silva. Conversamos sobre a importância da participação popular nos processos de remoção no Brasil com foco no direito à moradia e exclusão na cidade. Gabriela é mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas e doutoranda em planejamento urbano e regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

 

 

 

 

A atividade deste Café discutiu Mobilidade e Segurança sob a perspectiva de gênero, dando enfoque às metodologias para se pensar gênero e cidades. Os debates foram realizados a partir das falas de nossas três convidadas: 1. Shirley dos Santos conversou conosco sobre uma cartografia urbana feminista, elaborada com o olhar atento ao “estar em ônibus”, discussão que transita por reflexões cotidianas à margem da mobilidade urbana. 2. Marina Mecabô focou nas metodologias de dois trabalhos, um que combina a cartografia com a narrativa ficcional para entender a presença de mulheres no centro de Pelotas e outro que utiliza a plataforma digital dos questionários do google para investigar o trajeto das estudantes da UFPel até a universidade, trazendo a composição de mapas das apreensões nesses trajetos. 3. Gabriela Pecantet apresentou a pesquisa sobre pessoas LGBTQIA+, segurança e o fazer-cidade focando, principalmente, nas narrativas de interlocuções estabelecidas com pesquisadores do projeto de extensão ‘Mapeando a Noite’. A atividade aconteceu no LabCom Café, dia 22/10.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 15 de outubro as 4 da tarde no Brasil tivemos a discussão sobre caminhabilidade e inclusão no espaço público com a arquiteta e urbanista e doutoranda Lívia Fernandes da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Lívia trouxe suas reflexões de como promover uma cidade de inclusão para todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Café desta semana procurou discutir a conservação do racismo estrutural na cidade de Pelotas no sul do Brasil através do tempo. Para a concretização dessa ação, foram cruzadas algumas fontes para que possamos entender a materialização do racismo na cultura material que se encontrava em circulação no passado e no presente, para atentarmos como a população negra foi e é mencionada e quais os discursos foram e são produzidos sobre elas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Outubro iniciou com a nossa querida convidada Haydee Beatriz Escudero, da Universidade Nacional da Patagonia San Juan Bosco, Argentina. Ela nos trouxe a discussão sobre corpografias da segurança na cidade, trilhas de segurança e vigilância eletrônica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O LabCom Cafe do dia 24 de setembro de 2021 nos trouxe a discussão sobre Bricolagem. O termo Bricolagem significa um trabalho manual feito de improviso e que aproveita materiais diferentes. Na apropriação realizada por Lévi-Strauss (1976), o conceito de bricolagem foi definido como um método de expressão através da seleção e síntese de componentes selecionados de uma cultura. Pablo Grané, da Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco na Argentina, veio compartilhar conosco sua experiência em um projeto de bricolagem com crianças e adolescentes e práticas coletivas juvenis.

 

 

 

 

 

 

 

Nossa convidada Maria Veronica Machado, doutora arquiteta e professora na Universidad de la Costa, na Colômbia, veio conversar conosco na sexta-feira dia 17 de setembro de 2021 sobre os conceitos de limites, bordas e fronteiras. Como na língua espanhola e também na portuguesa, limite/borda/ fronteira é a consequência do outro limite, numa conotação separatista. Parte-se da ideia de limite como separação, onde o separado se assume como um corte, no qual uma coisa termina e outra diferente começa. É na borda onde se cria a fronteira, dois territórios diferentes que por suas diferenças se enfrentam. Essa é a visão de uma política divisionista, quando na realidade o que acontece nesses espaços é o contrário. Falamos sobre fronteiras em um mundo global que deveria ser para todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, tivemos três convidadas: Nirce Medvedovski, Luana Loureiro e Sara Parlato. Estivemos conversando sobre três questões – moradia digna, conforto térmico e caixas de leite. Nirce, Luana e Sara apresentaram um projeto que desenvolvem na Universidade Federal de Pelotas, onde, no loteamento PAC Anglo, propõem o revestimento interno de moradias com embalagens Tetra Pak e oficinas participativas com as comunidades.

 

 

 

 

 

 

 

O Café de sexta dia 3 de setembro de 2021 nos trouxe a discussão sobre Arquitetura e Cenografia. O arquiteto Guilherme Larrosa apresentou algumas de suas experiências. Diretor de arte, Guilherme trabalhou na produção de diversas novelas, filmes e séries brasileiras. Em 2019 o filme Bacurau, o qual Larrosa integrava a equipe de produção artística, foi indicado ao Festival de Cannes, representando o cinema brasileiro internacionalmente. Apaixonado por cinema, diz que o cinema sempre o instigou para o lado efêmero, conhecer um local novo a cada duas horas o fascinava.

 

 

 

 

 

 

 

Mais um encontro bombástico! Dia 27 de Agosto as 4 pm tivemos mais um encontro onde discutimos a temática ‘Turismo e Relações Raciais na Cidade’. Tereza Duarte e Ana Carolina Rosa nos trouxeram o debate sobre inclusão na cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sexta dia 20 de agosto a conversa esquentou! Trabalho uberizado e a fetichização da liberdade foram temas discutidos pelo Prof. Fabiano Milano Fritzen da UFPel. Você já pensou quanto ganha um motorista de uber? Será que não estamos contribuindo para a contínua exploração do trabalho? Sem direitos, sem nada. Fazemos parte da cadeia exploratória?

 

 

 

 

 

 

 

Depois de um pequeno intervalo acadêmico voltamos com toda energia. Dia 13 de Agosto de 2021, as 16 horas, via GoogleMeet, iniciamos nosso primeiro encontro do Cafe do semestre de 2021/2. Gordofobia e Turismo foi o tema debatido pela acadêmica do curso de Turismo da Universidade Federal de Pelotas, Amanda Machado Bonini. Nossa convidada pesquisa as dificuldades que mulheres enfretam na hora de viajar devido a gordofobia enraizada na nossa sociedade e também aos padrões dos projetos que desenhamos: seria isso problemas causados pelo corpo ou pelo preconceito? Ela nos trouxe essa pergunta para o debate.

 

 

 

 

 

 

Último LabCom Cafe do primeiro semestre de 2021! Professor Emílio Merino conversou conosco sobre Mobilidade & Planejamento no dia 25 de junho as 4 pm do Brasil. Nos trouxe grandes argumentos sobre como planejar cidades para as pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 18 de junho, as 16 horas do Brasil conversamos com a Profa. Dra. Danielle Medeiros da Universidade Federal da Bahia sobre a temática SAÚDE, CIDADE e INCLUSÃO. Danielle nos apresentou o trabalho que ela realiza na área da saúde com famílias quilombolas no nordeste do Brasil e nos apresentou as dificuldades que eles enfretam para combater a fome.

 

 

 

 

 

 

 

Na sexta dia 11 de junho tivemos um encontro com a Professora Milena Kanashiro que nos trouxe ao debate a temática da Caminhabilidade e Mobilidade Ativa e o Papel do Urbanista no Design de Cidades mais Saudáveis que estimulem a atividade física.

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 4 de junho conhecemos alguns parceiros do time da Habitat para a Humanidade que atuam no Escritório de Soluções Urbanas em SP. O tema foi A Realidade da Habitação que vivenciamos no Brasil e conhecemos alguns arranjos entre diferentes setores podem levar obras de ATHIS, como as Obras Wash, para as famílias brasileiras.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 28 de maio as 4 horas da tarde do Brasil convidamos todos para uma discussão sobre O nosso Papel como Cidadão na Cidade e nos Territórios. Para isso convidamos os professores Cláudia Tosso, Helena Callai e Tarcísio de Oliveira da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

O LabCom do dia 21 de maio de 2021, as 4 pm do Brasil, nos trouxe uma discussão sobre a Turismo, Acessibilidade e Cidade. Nós que vivenciamos a cidade todos os dias muitas vezes não nos damos conta das dificuldades encontradas por pessoas com deficiência, Idoso, mulheres grávidas, pessoas que sofreram danos temporários, com obesidade e até pais com carrinho de bebê passam diariamente.

 

 

 

 

 

 

 

O LabCom da sexta-feira dia 7 de maio de 2021, as 4 pm do Brasil, nos trouxe uma polêmica Discussão sobre a Imagem Turística do Brasil, que país é esse? que bunda é essa? Você se identifica com a imagem turística produzida do Brasil por muitos anos? Você mulher brasileira já sofreu algum constrangimento no exterior pelo simples fato de ser brasileira? O tema debateu todas as questões com um grupo multidisciplinar.

 

 

 

 

 

 

 

No dia 30 de abril as 16 horas descobrimos um pouco sobre As Riquezas e Histórias do Mato Grosso. O arquiteto e urbanista Fernando Birello da Universidade do Estado do Mato Grosso apresentandou um pouco desse Brasil centro-oeste coberto na maioria pela floresta tropical amazônica, pelas zonas húmidas e as planícies da savana. A capital, Cuiabá, remonta à corrida ao ouro do século XVIII e as extensas zonas húmidas do Pantanal albergam diversas espécies selvagens, incluindo araras, caimões e jaguares.

 

 

 

 

Na sexta dia 23 de abril de 2021, as 16 horas do Brasil, conversamos sobre O Uso do Papelão como Técnica Construtiva para Moradias. Nossa convidada, Dra. Mirian Sayuri Vaccari, veio direto de Sydney na Austrália para nos encontrar via GoogleMeet.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 16 de abril tivemos o mais um fantástico encontro sobre Turismo, agora falando sobre temas como Urbanização e Memória com os pesquisadores e professores Sarah Minasi e Pedro Mascarenhas da Universidade Federal de Pelotas. Nos encontramos as 4 horas da tarde (horas do Brasil). O encontro será via GoogleMeet, peça logo a chave da sala para nos encontrar :))

 

 

 

 

Dia 9 de abril de 2021, as 4 horas da tarde do Brasil tivemo uma conversa sobre Turismo e Relações Raciais com a Professora Natália Oliveira, da Universidade Federal de Pelotas. A discussão trouxe importantes temas para a reflexão como a falta de representatividade da população negra na publicidade de turismo e os lugares promovidos como locais de turismo, que pretendem apagar a verdadeira história do Brasil.

 

 

 

 

Dia 26 de março de 2021 o LabCom Cafe aconteceu as 13:30 da tarde. Tivemos conversa muito interessante sobre Patrimônio e Restauração com o arquiteto espanhol da cidade de Cadiz, Alberto Jiménez Ruiz. Alberto nos apresentou um trabalho de restauração que ele desenvolveu para a Escola Santa Isabel de Hungría, na Espanha, em Cadiz.

 

 

 

 

No dia 19 de março de 2021, às 16h00 no Brasil, conversamos sobre o novo Projeto LabCom, PlaceAge-COVID. Mais informações, você encontra aqui:

https://wp.ufpel.edu.br/agefriendlycities/

 

 

Dia 12 de março nosso meeting foca na discussão de como a mobilidade internacional pode contribuir para o ensino no Brasil, trazendo para a conversa as Professoras Dra. Adriane Borda e Dra. Célia Gonsales que ficaram 1 ano na Espanha fazendo pós-doutorado com financiamento do CAPES PRINT da Universidade Federal de Pelotas no Brasil.

 

 

 

 

Primeiro LabCom Cafe de 2021. Dia 05 de março as 16 horas nos encontramos para definir nossas metas e programação para o novo ano.

 

 

 

 

Programação 2020

 

 

Dia 18 de dezembro de 2020 as 16 horas tivemos nosso último LabCom Cafe de 2020. Os participantes do LabCom apresentaram os artigos que desenvolveram em 2020, conversamos sobre as próximas atividades para 2021 e  reflexões sobre esse ano tão pandêmico. O LabCom Cafe retorna suas atividades em 5 de março de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

O LabCom Cafe de 11 de dezembro de 2020 nos trouxe a discussão sobre Paisagem Cultural e Obras Arquitetônicas no formato de mesa redonda com arquitetos renomados internacionalmente: Xianjun Zhou (da China), Shunichiro Higashi (do Japão) e Sati Fukunaga (do Brasil). Nosso encontro iniciou as 16 horas (do Brasil) nesse novo formato de mesa redonda. Cada convidado apresentou projetos de autoria própria desenvolvidos na Espanha, Japão e Brasil.

 

 

 

No LabCom Cafe do dia 4 de dezembro de 2020 conversamos sobre a inclusão da perspectiva feminista na pesquisa acadêmica. A Professora Dra. Ligia Chiarelli nos trouxe esse debate, as 16 horas via GoogleMeet. Para entrar no clima do debate, sugerimos que todos assistam o filme ‘As Sufragistas’ de 2015 (disponível na internet e também na Netflix) antes do nosso Cafe e trouxessem sua visão feminista deste mundo ainda tão machista.

 

 

 

 

Na sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020, as 16 horas, tivemos uma conversa bem oportuna para este momento que inicia o verão e as programações de férias em plena pandemia do COVID-19 no Brasil. A Professora Alice Islabao Lopes, bacharel em Turismo, especialista em Turismo, Ambiente e Cultura, mestre em Política Social e doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na UFPel, nos trouxe o debate sobre Turismo e Hospidalidade antes e agora no período pandêmico. Alice vem agregar nossas discussões na área de interesse do Turismo Sustentável.

 

 

 

Dia 20 de novembro de 2020 tivemos nosso primeiro LabCom Cafe BREAKFAST :)) Nosso encontro ocorreu as 10 horas da manhã no horário do Brasil e a 1 hora da tarde no horário do Reino Unido. O Professor Ryan Woolrych, da Heriot-Watt University, de Edimburgo nos trouxe o debate sobre envelhecimento populacional e direito a cidade. Ryan trabalha conosco desde 2016 quando liderou junto com a Professora Adriana Portella o Projeto PlaceAge no Reino Unido e Brasil. Ryan e Adriana formaram esta rede de estudos do envelhecimento em 2015 quando foram convidados para o WorkShop do ESRC (Economic and Social Research Council) em Londres.

 

 

 

 

O LabCom Cafe do dia 13 de novembro de 2020, as 16 horas (Brasil time) conversamos sobre Psicologia Ambiental e Pandemia, com os Professores Doutores Isolda e Hartmut Gunther da Universidade de Brasília (UNB). Isolda e Hartmut foram os líderes em Brasília do estudo sobre o envelhecimento, Projeto PlaceAge, coordenado no Brasil pelo LabCom. A discussão foi centrada em como o ambiente construído da cidade influência o comportamento das pessoas, principalmente no momento da pandemia do COVID-19.

 

 

 

Nesta sexta-feira, dia 6 de novembro de 2020, tivemos nosso primeiro LabCom Cafe Brunch. Nosso encontro aconteceu as 14:00 horas (Brasil time) para atender nossa audiência nacional e internacional de forma confortável (a Europa está 4 horas na frente do Brasil). Tivemos dois convidados para essa sexta-feira: o Professor Eddie Andrew Martínez Alegría da Colômbia, da Universidad La Gran Colombia, e o arquiteto Alberto Jiménez Ruiz que atua a mais de 15 anos em projetos de requalificação e restauração do patrimônio histórico na Espanha e no restante da Europa. O debate girou em torno dos temas de legibilidade urbana, desenho urbano e patrimônio histórico. O arquiteto Alberto Ruiz apresentou o fantástico projeto de restauração da Catedral de Cádiz na Espanha, enquanto o Professor Eddie nos trouxe todo um debate sobre a importância da legibilidade urbana na concepção dos espaços públicos no período pandêmico e pós-pandemia.

 

 

Sexta-feira, dia 30 de Outubro de 2020, tivemos um LabCom Cafe de excelencia internacional. Debatemos sobre como promover a acolhida de refugiados e migrantes para além da pandemia com profissionais que atuam diretamente na área de refúgio: João Granja, que atua na Relatoria sobre os Direitos das Pessoas Migrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Guilherme Mansur, pesquisador associado do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI/Unicamp), é pesquisador na Diretoria de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Cyntia Sampaio, que tem se envolvido com organismos internacionais e organizações não-governamentais de referência na proteção de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade, sendo Coordenadora Nacional do Projeto de Cooperação Sul-Sul para Proteção dos Direitos de Trabalhadores e Trabalhadoras Migrantes na Região da América Latina e Caribe desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho em parceria com o Governo do Brasil. Um Cafe de duas horas e 30 minutos de muita emoção.

 

 

Sexta dia 23 de outubro de 2020 as 16 horas conversamos sobre o que pode ser considerado patrimônio histórico nos dias de hoje e tratamos da polêmica Casa Kraft. O encontro foi liderado pela arquiteta Letícia Aguilera, que nos trouxe para o debate as professoras arquitetas Ana Lúcia Costa de Oliveira e Ester Gutierrez.

 

 

 

 

 

 

 

Na sexta-feira, 16 de Outubro de 2020, as 16 horas, tivemos uma conversa extremamente importante no contexto atual, Carolina Clasen e Eduardo Rocha nos apresentaram o Manual Técnico para Escolas Saudáveis, desenvolvido pelo IAPS de São Paulo. Baixe aqui o Manual e conheça as diretrizes básicas para um Escola Saudável e Salubre neste contexto pandêmico antes de enviar seu filho para a escola.

 

 

 

 

 

 

 

Na sexta-feira dia 9 de Outubro de 2020 as 4pm, Emoções e Cidade foi nossa conversa com nosso colega Professor Dr Cristóbal Ferretti, direto do Chile, da Universidade de Bío-Bío, sendo debatido os conceitos de Zonas de Sacrifício, Containerização do Espaço, Acorralamiento Industrial, Narrativas Regressivas e o Medo como Dispositivo de Poder. No final um grande debate entre pesquisadores do Brasil, México, Chile e Colômbia, e um Feliz Aniversário a nossa pesquisadora Kethlyn da Colômbia.

 

 

 

 

 

 

Sexta-feira, dia 2 de Outubro as 16 horas, conversamos com instituições que fizeram parte do Projeto “Uma Mão lava a Outra”, iniciativa da ONG Habitat Brasil, que angariou fundos com grandes empresas para que mais de 600 pias comunitárias pudessem ser instaladas em comunidades vulneráveis no Brasil. Os convidados para nossa conversa são a empresa EFICIOBRA (arquitetas Isadora Passeggio e Karina Moura) que inseriu as pias comunitárias na cidade de Pelotas, o arquiteto Jorge Sanchez que inseriu as pias na cidade de Florianópolis e a ONG Engenheiros Sem Fronteiras (engenheiro civil Gabriel Chiele e advogada Julia Antunes) que inseriram as pias na cidade de Porto Alegre, todas instituições do Brasil.

 

 

 

 

Dia 25 de setembro de 2020 as 16 horas nossa conversa no LabCom Cafe foi sobre a arquiteta Lina Bo Bardi, com sua Arquitetura de Museus e Expografia. O convidado Professor Ricardo Pintado nos trouxe várias curiosidades sobre essa fabulosa Italiana que escolheu o Brasil como residência e deixou tantos legados para a história da arquitetura.

 

 

 

 

O LabCom Online Cafe do dia 18 de setembro de 2020 foi com o Arquiteto Fabrício Gallo Corrêa que nos trouxe o debate sobre o Direito de Moradia e a importância do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para o Brasil. 

 

 

 

 

 

Dia 11 de setembro de 2020, no LabCom Cafe conversamos sobre caixinhas de leite! A Arquiteta Thaise Sebben nos contou sobre o uso de embalagens Tetra Pak (as caixinhas de leite!) como revestimento interno em Habitações Vulneráveis.

 

 

 

 

 

Sexta, dia 04 de setembro de 2020 foi o dia de mapear nossos sentimentos, falamos sobre Story Maps, do ArGIS Online. O Professor Sinval Xavier nos trouxe uma ferramenta maravilhosa, mas ainda pouco utilizada na área de comportamento, com grande capacidade de análise e aplicação em pesquisas com comunidades e a cidade.

 

 

 

 

No dia 28 de agosto de 2020 tivemos um excelente encontro no LabCom Online Cafe sobre o tema do Co-Housing/Co-Living para a Terceira Idade como forma de inclusão e envelhecimento ativo e saudável. Moradias Alternativas de Inclusão com os Professores Celina Britto Corrêa e Eduardo Rocha e Arquitetas Rafaela Otto e Rafaela Scherer. 

 

 

 

 

No LabCom Online Cafe do dia 21 de agosto de 2020 conversamos sobre o Contexto Internacional da Pesquisa com os Professores convidados Cristhian Brum da UFPel, Fabio Vinasco da Colômbia, Martins Gomeztagle da Universidade de Tóquio no Japão, e Tarcísio Oliveira da UNIJUI.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 14 de agosto de 2020, o LabCom Cafe veio trazer um desafio a todos: Escrever e Apresentar um artigo de um trabalho que já tenha sido realizado no prazo de 30 dias! A Oficina de Artigos provocou a criação de grupos de estudo que se preparam para o nosso LabCom Cafe de 9 de outubro de 2020.

 

 

 

 

 

Dia 7 de agosto foi o dia CHAVE, o dia da INAUGURAÇÃO dos nossos encontros. O Primeiro LabCom Online Cafe, apresentado pela Professora Adriana Portella. O tema foi Inclusão e Conexão em Rede, Pesquisas e Desenvolvimento. Iniciamos as 14 horas, mas agora o Cafe já foi consolidado para as 16 horas, na hora do café da tarde ou chá inglês.