LabCom Online Cafe

O LabCom Online Cafe Meeting é um encontro informal entre pesquisadores, artistas, ativistas, comunidades, ONGs e todos interessados em temas que abordem a INCLUSÃO SOCIAL E BEM-ESTAR PARA TODOS. Nossa conversa acontece todas as sextas-feiras, as 16 horas, via GoogleMeet. A ideia é criar um fórum de troca de ideias e conhecimento, um momento inspirado na nossa realidade globalizada, para promover a inclusão e conexão de todos. Qualquer pessoa pode propor a temática do Cafe, basta entrar em contato com o nosso LabCom. Não fazemos inscrições, pois a proposta é você poder clicar no link da sala se tiver com vontade e participar sem formalidades, tomando um café, deitado na rede, sentado na praia ou embaixo das cobertas se escondendo do frio. É um blind-date! 

Venha conversar conosco, queremos muito te conhecer! Para que você fique com uma vontadezinha de nos encontrar, aqui abaixo listamos os encontros já realizados.

Programação 

Dia 9 de abril, as 4 horas da tarde do Brasil tivemo uma conversa sobre Turismo e Relações Raciais com a Professora Natália Oliveira, da Universidade Federal de Pelotas. A discussão trouxe importantes temas para a reflexão como a falta de representatividade da população negra na publicidade de turismo e os lugares promovidos como locais de turismo, que pretendem apagar a verdadeira história do Brasil.

 

 

 

Dia 26 de março de 2021 o LabCom Cafe aconteceu as 13:30 da tarde. Tivemos conversa muito interessante sobre Patrimônio e Restauração com o arquiteto espanhol da cidade de Cadiz, Alberto Jiménez Ruiz. Alberto nos apresentou um trabalho de restauração que ele desenvolveu para a Escola Santa Isabel de Hungría, na Espanha, em Cadiz.

 

 

 

 

No dia 19 de março de 2021, às 16h00 no Brasil, conversamos sobre o novo Projeto LabCom, PlaceAge-COVID. Mais informações, você encontra aqui:

https://wp.ufpel.edu.br/agefriendlycities/

 

 

Dia 12 de março nosso meeting foca na discussão de como a mobilidade internacional pode contribuir para o ensino no Brasil, trazendo para a conversa as Professoras Dra. Adriane Borda e Dra. Célia Gonsales que ficaram 1 ano na Espanha fazendo pós-doutorado com financiamento do CAPES PRINT da Universidade Federal de Pelotas no Brasil.

 

 

 

Primeiro LabCom Cafe de 2021. Dia 05 de março as 16 horas nos encontramos para definir nossas metas e programação para o novo ano.

 

 

 

 

 

Dia 18 de dezembro de 2020 as 16 horas tivemos nosso último LabCom Cafe de 2020. Os participantes do LabCom apresentaram os artigos que desenvolveram em 2020, conversamos sobre as próximas atividades para 2021 e  reflexões sobre esse ano tão pandêmico. O LabCom Cafe retorna suas atividades em 5 de março de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

O LabCom Cafe de 11 de dezembro de 2020 nos trouxe a discussão sobre Paisagem Cultural e Obras Arquitetônicas no formato de mesa redonda com arquitetos renomados internacionalmente: Xianjun Zhou (da China), Shunichiro Higashi (do Japão) e Sati Fukunaga (do Brasil). Nosso encontro iniciou as 16 horas (do Brasil) nesse novo formato de mesa redonda. Cada convidado apresentou projetos de autoria própria desenvolvidos na Espanha, Japão e Brasil.

 

 

No LabCom Cafe do dia 4 de dezembro de 2020 conversamos sobre a inclusão da perspectiva feminista na pesquisa acadêmica. A Professora Dra. Ligia Chiarelli nos trouxe esse debate, as 16 horas via GoogleMeet. Para entrar no clima do debate, sugerimos que todos assistam o filme ‘As Sufragistas’ de 2015 (disponível na internet e também na Netflix) antes do nosso Cafe e trouxessem sua visão feminista deste mundo ainda tão machista.

 

 

 

Na sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020, as 16 horas, tivemos uma conversa bem oportuna para este momento que inicia o verão e as programações de férias em plena pandemia do COVID-19 no Brasil. A Professora Alice Islabao Lopes, bacharel em Turismo, especialista em Turismo, Ambiente e Cultura, mestre em Política Social e doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na UFPel, nos trouxe o debate sobre Turismo e Hospidalidade antes e agora no período pandêmico. Alice vem agregar nossas discussões na área de interesse do Turismo Sustentável.

 

Dia 20 de novembro de 2020 tivemos nosso primeiro LabCom Cafe BREAKFAST :)) Nosso encontro ocorreu as 10 horas da manhã no horário do Brasil e a 1 hora da tarde no horário do Reino Unido. O Professor Ryan Woolrych, da Heriot-Watt University, de Edimburgo nos trouxe o debate sobre envelhecimento populacional e direito a cidade. Ryan trabalha conosco desde 2016 quando liderou junto com a Professora Adriana Portella o Projeto PlaceAge no Reino Unido e Brasil. Ryan e Adriana formaram esta rede de estudos do envelhecimento em 2015 quando foram convidados para o WorkShop do ESRC (Economic and Social Research Council) em Londres.

 

 

 

O LabCom Cafe do dia 13 de novembro de 2020, as 16 horas (Brasil time) conversamos sobre Psicologia Ambiental e Pandemia, com os Professores Doutores Isolda e Hartmut Gunther da Universidade de Brasília (UNB). Isolda e Hartmut foram os líderes em Brasília do estudo sobre o envelhecimento, Projeto PlaceAge, coordenado no Brasil pelo LabCom. A discussão foi centrada em como o ambiente construído da cidade influência o comportamento das pessoas, principalmente no momento da pandemia do COVID-19.

 

 

 

Nesta sexta-feira, dia 6 de novembro de 2020, tivemos nosso primeiro LabCom Cafe Brunch. Nosso encontro aconteceu as 14:00 horas (Brasil time) para atender nossa audiência nacional e internacional de forma confortável (a Europa está 4 horas na frente do Brasil). Tivemos dois convidados para essa sexta-feira: o Professor Eddie Andrew Martínez Alegría da Colômbia, da Universidad La Gran Colombia, e o arquiteto Alberto Jiménez Ruiz que atua a mais de 15 anos em projetos de requalificação e restauração do patrimônio histórico na Espanha e no restante da Europa. O debate girou em torno dos temas de legibilidade urbana, desenho urbano e patrimônio histórico. O arquiteto Alberto Ruiz apresentou o fantástico projeto de restauração da Catedral de Cádiz na Espanha, enquanto o Professor Eddie nos trouxe todo um debate sobre a importância da legibilidade urbana na concepção dos espaços públicos no período pandêmico e pós-pandemia.

 

Sexta-feira, dia 30 de Outubro de 2020, tivemos um LabCom Cafe de excelencia internacional. Debatemos sobre como promover a acolhida de refugiados e migrantes para além da pandemia com profissionais que atuam diretamente na área de refúgio: João Granja, que atua na Relatoria sobre os Direitos das Pessoas Migrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Guilherme Mansur, pesquisador associado do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI/Unicamp), é pesquisador na Diretoria de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Cyntia Sampaio, que tem se envolvido com organismos internacionais e organizações não-governamentais de referência na proteção de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade, sendo Coordenadora Nacional do Projeto de Cooperação Sul-Sul para Proteção dos Direitos de Trabalhadores e Trabalhadoras Migrantes na Região da América Latina e Caribe desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho em parceria com o Governo do Brasil. Um Cafe de duas horas e 30 minutos de muita emoção.

 

Sexta dia 23 de outubro de 2020 as 16 horas conversamos sobre o que pode ser considerado patrimônio histórico nos dias de hoje e tratamos da polêmica Casa Kraft. O encontro foi liderado pela arquiteta Letícia Aguilera, que nos trouxe para o debate as professoras arquitetas Ana Lúcia Costa de Oliveira e Ester Gutierrez.

 

 

 

 

 

 

 

Na sexta-feira, 16 de Outubro de 2020, as 16 horas, tivemos uma conversa extremamente importante no contexto atual, Carolina Clasen e Eduardo Rocha nos apresentaram o Manual Técnico para Escolas Saudáveis, desenvolvido pelo IAPS de São Paulo. Baixe aqui o Manual e conheça as diretrizes básicas para um Escola Saudável e Salubre neste contexto pandêmico antes de enviar seu filho para a escola.

 

 

 

 

 

 

Na sexta-feira dia 9 de Outubro de 2020 as 4pm, Emoções e Cidade foi nossa conversa com nosso colega Professor Dr Cristóbal Ferretti, direto do Chile, da Universidade de Bío-Bío, sendo debatido os conceitos de Zonas de Sacrifício, Containerização do Espaço, Acorralamiento Industrial, Narrativas Regressivas e o Medo como Dispositivo de Poder. No final um grande debate entre pesquisadores do Brasil, México, Chile e Colômbia, e um Feliz Aniversário a nossa pesquisadora Kethlyn da Colômbia.

 

 

 

 

 

Sexta-feira, dia 2 de Outubro as 16 horas, conversamos com instituições que fizeram parte do Projeto “Uma Mão lava a Outra”, iniciativa da ONG Habitat Brasil, que angariou fundos com grandes empresas para que mais de 600 pias comunitárias pudessem ser instaladas em comunidades vulneráveis no Brasil. Os convidados para nossa conversa são a empresa EFICIOBRA (arquitetas Isadora Passeggio e Karina Moura) que inseriu as pias comunitárias na cidade de Pelotas, o arquiteto Jorge Sanchez que inseriu as pias na cidade de Florianópolis e a ONG Engenheiros Sem Fronteiras (engenheiro civil Gabriel Chiele e advogada Julia Antunes) que inseriram as pias na cidade de Porto Alegre, todas instituições do Brasil.

 

 

 

Dia 25 de setembro de 2020 as 16 horas nossa conversa no LabCom Cafe foi sobre a arquiteta Lina Bo Bardi, com sua Arquitetura de Museus e Expografia. O convidado Professor Ricardo Pintado nos trouxe várias curiosidades sobre essa fabulosa Italiana que escolheu o Brasil como residência e deixou tantos legados para a história da arquitetura.

 

 

 

O LabCom Online Cafe do dia 18 de setembro de 2020 foi com o Arquiteto Fabrício Gallo Corrêa que nos trouxe o debate sobre o Direito de Moradia e a importância do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para o Brasil. 

 

 

 

 

Dia 11 de setembro de 2020, no LabCom Cafe conversamos sobre caixinhas de leite! A Arquiteta Thaise Sebben nos contou sobre o uso de embalagens Tetra Pak (as caixinhas de leite!) como revestimento interno em Habitações Vulneráveis.

 

 

 

 

Sexta, dia 04 de setembro de 2020 foi o dia de mapear nossos sentimentos, falamos sobre Story Maps, do ArGIS Online. O Professor Sinval Xavier nos trouxe uma ferramenta maravilhosa, mas ainda pouco utilizada na área de comportamento, com grande capacidade de análise e aplicação em pesquisas com comunidades e a cidade.

 

 

 

No dia 28 de agosto de 2020 tivemos um excelente encontro no LabCom Online Cafe sobre o tema do Co-Housing/Co-Living para a Terceira Idade como forma de inclusão e envelhecimento ativo e saudável. Moradias Alternativas de Inclusão com os Professores Celina Britto Corrêa e Eduardo Rocha e Arquitetas Rafaela Otto e Rafaela Scherer. 

 

 

 

No LabCom Online Cafe do dia 21 de agosto de 2020 conversamos sobre o Contexto Internacional da Pesquisa com os Professores convidados Cristhian Brum da UFPel, Fabio Vinasco da Colômbia, Martins Gomeztagle da Universidade de Tóquio no Japão, e Tarcísio Oliveira da UNIJUI.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 14 de agosto de 2020, o LabCom Cafe veio trazer um desafio a todos: Escrever e Apresentar um artigo de um trabalho que já tenha sido realizado no prazo de 30 dias! A Oficina de Artigos provocou a criação de grupos de estudo que se preparam para o nosso LabCom Cafe de 9 de outubro de 2020.

 

 

 

 

Dia 7 de agosto foi o dia CHAVE, o dia da INAUGURAÇÃO dos nossos encontros. O Primeiro LabCom Online Cafe, apresentado pela Professora Adriana Portella. O tema foi Inclusão e Conexão em Rede, Pesquisas e Desenvolvimento. Iniciamos as 14 horas, mas agora o Cafe já foi consolidado para as 16 horas, na hora do café da tarde ou chá inglês.