Oficina de Psicologia Ambiental, Saúde Mental e Urbanismo

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Laboratório de Estudos Comportamentais.

A oficina é realizada pelo Professor Cristóbal Bravo Ferretti da Universidade de Bío-Bío no Chile. Ele é Professor Visitante no Brasil na UFPel durante o mês de novembro de 2021. Ele veio com financiamento do Projeto Institucional do CAPES-PRINT UFPel. Dr Ferreti é psicólogo ambiental e ministrará a oficina de psicologia ambiental, com foco nos estudos da influência do espaço urbano no comportamento e saúde mental das pessoas, com a finalidade de capacitar futuros arquitetos e urbanistas, e outros interessados de áreas a fins, a melhor planejar, entender e promover o espaço da cidade de forma inclusiva e humanitária.

Objetivo: Desenvolver pensamento crítico em futuros profissionais sobre a responsabilidade que temos ao planejar a cidade. Um bom planejamento urbano pode proporcionar melhores condições de saúde em um comportamento positivo da sociedade, enquanto um planejamento urbano voltado para a exclusão e não sustentável pode estimular o aparecimento de doenças e um comportamento doentio por parte das pessoas.

Período da Oficina: de 11 a 26/11/2021.

Inscrições: de 09 a 11/11/2021.

Para mais informações, entre em contato: oficina.psicologia.ambiental@gmail.com

Requisitos de inscrição: Pessoas da comunidade em geral, alunos da pós-graduação e graduação de qualquer instituição podem participar. É necessário apresentar comprovação de já ter tomado pelo menos as duas doses da vacina contra COVID-19 para a atividade híbrida presencial.

Ministrante: Prof. Dr. Cristóbal Bravo Ferretti, Universidade de Bío-Bío, Chile.

Idioma da oficina: Espanhol-Português.

Modalidade: Online e híbrido (o inscrito pode optar pela modalidade 100% online, ou 50% online e 50% presencial).
Protocolo sanitário: Devido a pandemia do Covid-19, as sessões presenciais serão limitadas (com prioridade aos primeiros inscritos nessa modalidade), os demais assistirão por vídeo. Para as atividades presenciais traga sua cadeira de praia ou almofada, material da oficina, álcool gel, venha com máscara PFF2 ou N95, com viseira ou óculos de proteção.

Equipe de Organização:

Adriana Araujo Portella