Guia de Treinamento de Colaboradores do Lipoa

Para uso dos laboratórios, os discentes devem ser previamente instruídos de acordo com as normas gerais do uso de laboratórios, dento em vista isso, a equipe do laboratório de inspeção de produtos de origem animal (LIPOA) desenvolveu um guia de treinamento para seus colaboradores, sendo o quinto volume dos livros didáticos do LIPOA.

Os objetivos do livro são: instruir os discentes sobre as normas gerais do uso do laboratório do LIPOA, entregar um guia geral e regras básicas consideradas mínimas para o funcionamento seguro do laboratório, proteger de riscos e evitar acidente no laboratório e nivelar o grau de conhecimentos dos novos usuários.

Volume V: Guia de Treinamento de Colaboradores do Lipoa. Autores: Bruna Garofali Simone Draber, Cláudio Dias Timm, Daniele Bondan Pacheco, Helenice Gonzalez de Lima, Natacha Deboni Cereser.

Para ter acesso ao livro, clique na imagem abaixo.

Manual de Aulas Práticas

Para auxílio nas aulas práticas, a equipe do laboratório de inspeção de produtos de origem animal (LIPOA), desenvolveu o sexto volume da série de livros didáticos do Lipoa.

Volume VI: Manual de Aulas Práticas Inspeção de Leite e Derivados. Autores: Bruna Garofali Simone Draber, Daniele Bondan Pacheco, Helenice Gonzalez de Lima, Natacha Deboni Cereser.

O Manual tem como objetivo auxiliar os estudantes da disciplina de inspeção de leite e derivados, com as aulas práticas, abordando tanto testes físico-químicos, quanto análise microbiológicas, explicando o passo a passo das análises.

Para ter acesso ao livro, clique na imagem abaixo.

Nossas Redes Sociais

Atualmente, o Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal da UFPel, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da UFPel, administra algumas páginas nas redes sociais Instagram e Facebook.

Essas páginas têm como principal objetivo a divulgação de materiais informativos e a disseminação de informações seguras, acerca de temas relacionados à saúde pública em geral, à saúde única e à medicina veterinária preventiva, como a inspeção de produtos de origem animal e zoonoses.

Vocês podem conferir esses materiais no Instagram em @veterinariapreventiva.ufpel e no Facebook.

Conheça também a página do Núcleo de Estudos em Saúde Única (NESU-UFPel) no Instagram @nesu.ufpel.

Processo Seletivo de Residência em Área Profissional da Saúde – Inspeção de Leite e Derivados

Estão abertas as inscrições para os Programas de Residência da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, na área de concentração  da Medicina Veterinária, tem duração de 2 anos. Possui vagas para Anestesiologia Veterinária, Clínica Médica em Animais de Companhia, Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia, Clínica Médica em Equinos, Clínica Médica em Ruminantes, Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, Medicina de Animais Silvestres, Inspeção de Leite e Derivados, Saúde Coletiva, Medicina Veterinária Preventiva: Doenças e Zoonoses Parasitárias, Patologia Animal, Patologia Clínica Veterinária.

O processo seletivo vai ocorrer em duas fases:

  • Primeira Fase: Prova Teórico-Objetiva (edital da Fundatec Concursos – consultar também adendo ao edital, publicado no dia 07/10)
  • Segunda Fase: Avaliação de currículo documentado (edital da COREMU)

Mais informações podem ser obtidas através do site da COREMU e no site da FUNDATEC Concursos.

Manual de Boas Práticas na Ordenha

 

Em virtude da situação atual, causada pela pandemia do coronavírus, a equipe do Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (LIPOA), da Universidade Federal de Pelotas, lança em formato digital e gratuito, o quarto volume da série Livros Didáticos Lipoa.

Volume IV: Manual de Boas Práticas na Ordenha. Autores: Alana Borges Tavares, Cláudio Dias Timm, Helenice Gonzalez de Lima, Natacha Deboni Cereser, Jéssica Dal Vesco.

O Manual tem como objetivo auxiliar produtores, estudantes e técnicos, no emprego das boas práticas de ordenha. Foram abordados os seguintes tópicos: Infraestrutura, Higiene, Sanidade da Glândula Mamária, Manejo de Ordenha, Pontos críticos durante a ordenha, Contagem de Células Somáticas e Contagem Bacteriana Total e Resíduos químicos no leite.

Para ter acesso ao livro, clique na imagem abaixo. Em seguida, você será direcionado a um formulário e ao link para download.

 

 

Maiores informações, através do e-mail lipoaufpel@gmail.com.

Livros Didáticos LIPOA

A equipe do Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Lipoa) da Universidade Federal de Pelotas, percebendo a necessidade de publicações que possam ser úteis a estudantes, professores, laboratoristas e profissionais que atuam em microbiologia de alimentos, decidiu lançar a série Livros Didáticos Lipoa, como forma de oferecer um instrumento auxiliar às atividades dos acadêmicos e profissionais que atuam na área.

Inicialmente, foram lançados os três primeiros volumes da série.

Volume I: Miniatlas de microbiologia de alimentos. Autores: Cláudio Dias Timm, Priscila Alves Dias, Rita de Cássia dos Santos da Conceição, Helenice Gonzalez de Lima e Débora Rodrigues Silveira. Neste livro, são apresentadas imagens de algumas etapas das principais análises microbiológicas comumente realizadas em alimentos, com informações sobre os meios de cultura e as reações que ocorrem nos ensaios, bem como sobre a sua interpretação.

Volume II: Manual de técnicas microbiológicas em leite e derivados. Organizadores: Cláudio Dias Timm, Helenice Gonzalez de Lima e Natacha Deboni Cereser. Este manual foi elaborado com o objetivo de unir em uma única publicação as técnicas microbiológicas mais utilizadas na análise de leite e derivados, bem como a síntese dos parâmetros e limites estabelecidos pela legislação brasileira para estes alimentos.

Volume III: Manual de programas de autocontrole no processamento do leite. Autores: Mariana Fontanetti Marinheiro, Cláudio Dias Timm, Helenice Gonzalez de Lima e Natacha Deboni Cereser. Neste manual, são abordados assuntos relevantes à qualidade higiênico-sanitária do leite e seus derivados e os programas de autocontrole aplicáveis em laticínios, descrevendo e explicando de maneira prática as etapas para a verificação dos programas de autocontrole de estabelecimentos processadores de leite e derivados.

Interessados nas obras podem entrar em contato pelo e-mail lipoaufpel@gmail.com

Editais para seleção de bolsistas 2017

Edital de Seleção de Bolsista para o Projeto de desenvolvimento da bovinocultura leiteira do Rio Grande do Sul – Boas Práticas Agropecuárias

Acesse o edital

Classificação Bolsistas Projeto PDBL 2017

Edital de Seleção de Bolsista para o projeto MANEJO DE ORDENHA E QUALIDADE DO LEITE EM PROPRIEDADE DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Acesse o edital

Classificação Bolsistas Projeto Manejo de Ordenha