O LIPOA


O Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (LIPOA) começou a ser estruturado em 1998, inicialmente para atender a demanda de aulas práticas da disciplina de Inspeção de Leite e Derivados do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Em seguida, com a estruturação básica dos laboratórios de microbiologia e de físico-química, projetos de pesquisa passaram a ser desenvolvidos no LIPOA.

Em janeiro de 2000, iniciaram as atividades do projeto de extensão intitulado Laboratório de Inspeção de Leite e Derivados, o que incrementou bastante as atividades no laboratório, uma vez que amostras de todas as indústrias de lácteos sob inspeção estadual da região sul do estado passaram a ser rotineiramente analisadas no LIPOA. O trabalho da inspeção oficial nestes estabelecimentos passou receber suporte do LIPOA, não apenas com as análises de amostras, mas também através de treinamento e de assessoria na solução de problemas. Também o laboratório passou a receber amostras para análises microbiológicas e físico-químicas de outras procedências, como propriedades rurais, Médicos Veterinários atuantes na cadeia do leite, cooperativas e serviços de inspeção de outras instâncias além da estadual.

Posteriormente, com o aumento das atividades de pesquisa, houve a necessidade da utilização de métodos mais modernos e precisos. Então, utilizando recursos próprios obtidos através de projetos de pesquisa e de extensão e também do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foi criado o setor de biologia molecular do LIPOA e análises moleculares passaram a ser realizadas no laboratório.

Em 2009, encaminhamos à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia um projeto propondo a construção do Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal, o qual foi aprovado. Paralelamente, foram obtidos, através do Reuni, equipamentos visando ao funcionamento deste laboratório. Em função da sua finalidade, o laboratório foi instalado em prédio independente, o qual inclui dependências equipadas para linhas de processamento de produtos de origem animal, tendo duas áreas principais, uma destinada ao leite e seus derivados e outra para carne e derivados. Essas instalações equivalem a uma pequena indústria e servem a diversos propósitos, como pesquisa, cursos práticos, treinamentos e aulas.

Atualmente, o LIPOA dispõe de estrutura física, equipamentos e pessoal capazes de atender a demanda de aulas de graduação e pós-graduação, prestação de serviços, cursos extracurriculares e projetos de pesquisa. Não obstante, estão em andamento estudos para uma reforma da área física do LIPOA, com especial atenção à ampliação da área destinada aos laboratórios e às aulas práticas.