XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas – 2013

Título do trabalho: Módulo de aquisição e análise de dados hidrológicos para o modelo hidrológico LASH.

Autores: CORRÊA, Leonardo de Lima; CALDEIRA, Tamara Leitzke; SOUZA, Mayara Roberta; SIMÕES, Matheus Chagas; RODRIGUES, Andressa Nizolli; BESKOW, Samuel.

Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas.

Ano: 2013.

Local: Pelotas – RS.

Premiação: 3º lugar das Engenharias no XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas – Modalidade oral (única modalidade existente).

O trabalho em questão buscou descrever e avaliar o desempenho do módulo de aquisição e análise de dados hidrológicos, nomeado como System of Hydrological Data Acquisition and Analysis (SYHDA), o qual foi projetado para rodar tanto dentro do ambiente LASH assim como de forma independente. O modelo hidrológico Lavras Simulation of Hydrology (LASH), na sua segunda versão, permite a simulação hidrológica em bacias hidrográficas monitoradas e não monitoradas, especialmente aquelas com deficiência de base de dados. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, constatou-se que o SYHDA tem potencial para ser empregado como ferramenta de aquisição e análise de dados hidrológicos por parte de técnicos da área de recursos hídricos. Além disso, o novo módulo desenvolvido facilitará a elaboração do banco de dados pluviométrico e fluviométrico para simulação com o modelo hidrológico LASH, desta forma tornando este modelo mais aplicável e beneficiando os usuários no que se refere à gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas.

1454719_519524108154493_2035192538_n