XXI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) da Universidade Federal de Pelotas – 2019

A aluna de doutorado em Recursos Hídricos e integrante do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas, Maíra Martim de Moura, foi agraciada com a distinção de trabalho destaque, na área de ENGENHARIAS I, no XXI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) da Universidade Federal de Pelotas, com o trabalho intitulado “APLICABILIDADE DE PROPOSTAS GEOMORFOLÓGICAS PARA O MODELO DE NASH NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JAGUARA-MG” (http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2019/EN_01277.pdf). O evento foi realizado entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019.

O trabalho versa sobre a aplicabilidade de modelos geomorfológicos para estimativa de hidrogramas de cheias em uma bacia hidrográfica e é parte de um estudo maior, desenvolvido pela aluna ao longo de sua dissertação de mestrado. O estudo contempla a análise da influência de diferentes fontes e escalas de informação do relevo sobre a estimativa de cheias utilizando o Hidrograma Unitário Instantâneo de Nash. Este estudo foi conduzido em cinco bacias hidrográficas com características fisiográficas distintas, sendo três delas sub-bacias da bacia hidrográfica do arroio Pelotas, e as outras duas, localizadas em Minas Gerais.

O trabalho conta com a orientação do professor Samuel Beskow e coorientação do professor Fabricio da Silva Terra, além dos coautores Zandra Almeida da Cunha, mestranda mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos – UFPel; Carlos Rogério de Mello, Professor Associado no Departamento de Engenharia/Núcleo de Engenharia de Água e Solo da Universidade Federal de Lavras; e Felicio Cassalho, doutorando na George Mason University – EUA.