XXI Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade Federal de Pelotas – 2012

Em novembro de 2012, o aluno de graduação Edison Hund Lucas do 6° semestre de Ciência da Computação apresentou o trabalho intitulado “Desenvolvimento do módulo de integração de mapas e banco de dados para o modelo Lavras Simulation of Hydrology (LASH)”, no XXI Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade Federal de Pelotas. Sendo este trabalho contemplado com o 3º lugar na modalidade Pôster na grande área de Engenharias.

O trabalho contemplado teve por objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação de um módulo de integração dos mapas importados no formato do Sistema de Informações Geográficas ArcGIS com os bancos de dados de solo e do seu uso e ocupação, tomando como referência os dados da bacia hidrográfica do Arroio Pelotas, à montante da Ponte Cordeiro de Farias, em Pelotas-RS. Os resultados obtidos com o trabalho permitiram observar que o  desenvolvimento do módulo de integração de mapas e banco de dados no modelo LASH permite que este modelo seja aplicado no modo distribuído por sub-bacias, tornando o processamento mais rápido e possibilitando a simulação de bacias hidrográficas maiores.

Este trabalho foi uma ação colaborativa entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Premiação do trabalho do Edison no Congresso de Iniciação Cientifica em 2011 - Samuel, Edison.