Prêmio Fundação Bunge Juventude 2013

Professor do grupo de pesquisa recebe Prêmio da Fundação Bunge na área de Recursos Hídricos

Em cerimônia do 58º Prêmio Fundação Bunge, realizada dia 1º de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o professor Samuel Beskow, da área de Hidrologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel), recebeu  o prêmio categoria Juventude, na área de Recursos Hídricos e Agricultura.

Autoridades integrantes da cerimônia de premiação.

Entrega da medalha de prata.

Entrega Diploma.

Premiados da 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge.

Premiado na categoria Vida e Obra (Prof. Klaus Reichardt) e categoria Juventude (Prof. Samuel Beskow), ambos na área de Recursos Hídricos e Agricultura.

Hall do Coquetel da Cerimônia de Premiação, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo-SP.

Entrega solene dos Prêmios. Palácio dos Bandeirantes. São Paulo. Brasil. 01/10/2013 Em 2013, o Prêmio Fundação Bunge, em sua 58ª edição, contempla Leyla Perrone-Moisés (categoria Vida e Obra) e Alexandre Nodari (categoria Juventude), em Crítica Literária e Klaus Reichardt (categoria Vida e Obra) e Samuel Beskow (categoria Juventude), em Recursos Hídricos e Agricultura.

Prof. Samuel Beskow e orientadas que atuam no laboratório que coordena na UFPel (Mayara Roberta de Souza e Tamara Leitzke Caldeira)

Prof. Samuel Beskow e os Professores Gilberto Coelho e Carlos Rogério de Mello, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Prof. Samuel Beskow e o Prof. Lessandro Coll Faria, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O Prêmio Fundação Bunge

Criado pela Fundação Bunge em 1955, o Prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Já consolidado, o Prêmio hoje é reconhecido por sua independência e seriedade.

O Prêmio foi criado há 58 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição.  A categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área, ao qual é conferido o prêmio em dinheiro, além de diplomas e medalhas.

O anúncio dos contemplados foi feito no dia 26 de julho, logo após a reunião do Grande Júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Na categoria “Vida e Obra”, o critério de escolha leva em conta o conjunto de trabalho dos profissionais e, na “Juventude”, são escolhidos jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. Para a edição 2013 do Prêmio, a Fundação Bunge recebeu 179 indicações, um número recorde em 58 anos de existência.

Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge são indicados pelas principais universidades e entidades culturais e científicas brasileiras.

O período para indicações este ano ocorreu em abril e maio. Uma comissão técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, selecionou os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolheu diretamente os homenageados do ano.

Currículo
Gaúcho de Pelotas, Samuel Beskow tem 31 anos, é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, possui mestrado em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem e doutorado em Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo, ambos pela Universidade Federal de Lavras. Seu doutorado foi realizado na modalidade “sanduíche”, junto à Purdue University, dos Estados Unidos e seu pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, como bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Beskow tem significativa importância para o crescimento da área de pesquisa em Engenharia de Água e Solo. Seus trabalhos de mestrado e doutorado tiveram como temas, respectivamente, A estimativa das perdas de água em sistemas de irrigação por aspersão e A modelagem hidrológica de bacias em ambiente SIG. Em ambos os casos destaca-se pela contribuição inovadora, pelo rigor científico e pela amplitude da aplicação de seus resultados. Como produto de sua tese de doutorado, Beskow criou um modelo de simulação hidrológica, que recebeu o nome de LASH, Lavras Simulation Hydrology. Atualmente é professor adjunto na área de hidrologia na Universidade Federal de Pelotas, onde coordena o Laboratório de Hidrologia e Modelagem Hidrológica e também o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Já publicou diversos artigos e capítulos de livros e atua como revisor em vários periódicos nacionais e internacionais.

Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no link aqui.

Seminário
No dia 2 de outubro, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), como parte das atividades do Seminário sobre Recursos Hídricos e Agricultura, Samuel Beskow proferiu uma das palestras, intitulada “Modelagem e simulação hidrológica em bacias hidrográficas – aplicações e desafios”. Todas as informações sobre o seminário e formas de inscrição podem ser vistas no arquivo Seminário.