Início do conteúdo

FAPERGS aprova projeto para consolidar sistema de alerta de cheias e estiagens no Rio Piratini

Contemplada no edital “Pesquisador Gaúcho”, proposta de R$ 90 mil visa transformar modelos simplificados em uma plataforma de previsão em tempo real para Pedro Osório e Cerrito.

Foi confirmada nesta semana a aprovação do projeto “Protótipo de sistema integrado de previsão hidrológica em tempo real e alerta antecipado para inundações e estiagens: avaliação no rio Piratini”, submetido ao Edital 09/2023 (Programa Pesquisador Gaúcho – Faixa A) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

A conquista do financiamento consolida um trabalho que o grupo já vem desenvolvendo na prática. Desde os eventos de chuva intensa de setembro de 2023, a equipe atuou com modelos simplificados para atender às demandas emergenciais das prefeituras de Pedro Osório e Cerrito. Agora, com o aporte de recursos, o objetivo é elevar o nível tecnológico dessa resposta, desenvolvendo um sistema personalizado e cientificamente embasado para dar suporte à tomada de decisão.

Integração Regional e Multidisciplinar O projeto se destaca pela forte articulação institucional. A execução será liderada por uma equipe técnica multidisciplinar da UFPel (envolvendo CDTec, CEng e FAMET), em parceria com pesquisadores da FURG, UFLA e da iniciativa privada. As áreas de hidrologia, meteorologia, computação, cartografia e geoprocessamento trabalharão de forma integrada.

Além do caráter científico, a proposta nasce com apoio direto dos gestores locais: as Prefeituras de Pedro Osório e Cerrito, juntamente com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 4 (CREPDEC 4), são parceiras na implementação.

Legado para a Bacia A meta é que o sistema sirva não apenas para o monitoramento de cheias, mas também para estiagens, funcionando como um protótipo replicável para outros rios da região. O desenvolvimento do projeto também fomentará a formação de recursos humanos, servindo de base para dissertações de mestrado e teses de doutorado que deixarão um legado prático para a sociedade da Zona Sul.

Publicado em 19/07/2024, na categoria Notícias.