Início do conteúdo

GP Hidrologia e SANEP iniciam trabalhos em bacia urbana experimental

O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/UFPel e o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) estabeleceram em conjunto uma bacia urbana experimental no centro de Pelotas, visando estudos associados à hidrologia urbana da cidade. A bacia urbana escolhida como piloto desta parceria é a área de contribuição do canalete da Argolo. Este canalete foi projetado e construído no início do século XIX e sua área de drenagem passou por intenso processo de urbanização, acarretando em frequentes extravasamentos. A bacia experimental urbana permitirá o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para este primeiro momento, são previstos estudos e pesquisas para o refinamento de dados e informações da bacia experimental. Para tal será instalada uma estação de monitoramento hidrológico em tempo real, assim como serão feitos levantamentos detalhados em campo. Estas informações serão indispensáveis para subsidiar diversas pesquisas relativas ao manejo e drenagem das águas pluviais urbanas e auxiliar na tomada de decisão.

Coordenam esta iniciativa os professores Samuel Beskow (CDTec/Engenharia Hídrica), Tamara Beskow (CEng/Engenharia Civil) e Danielle Bressiani (CDTec/Engenharia Hídrica), conjuntamente com o Dr. Cristian Veber (Engenheiro Civil/SANEP).

O estabelecimento desta bacia urbana experimental tem por objetivo proporcionar conhecimento específico associado à hidrologia urbana do município, auxiliando na resolução de problemas de engenharia por parte do SANEP, além de permitir a formação de recursos humanos qualificados a nível de graduação e pós-graduação para atuar em hidrologia urbana na região. Neste momento, estão sendo conduzidos na bacia urbana experimental um trabalho de conclusão de curso (Marília Felten – Engenharia Hídrica/UFPel) e duas dissertações de mestrado junto ao PPG Recursos Hídricos/UFPel (Eng. Civil Raul Odone/SANEP e Engª Civil Laura Leite).

Primeira visita da equipe à bacia urbana do canalete da Argolo

Publicado em 30/05/2022, na categoria Notícias.