Periódico A1 da Elsevier publica artigo de dissertação do GP

O artigo intitulado “Applicability of geomorphological approaches combined with the modified Clark’s model for flood hydrograph estimation” foi recentemente publicado (Volume 213, Junho de 2022) no periódico internacional Catena, editorado pela Elsevier, enquadrado como Qualis A1 na CAPES. O artigo pode ser acessado em neste link

Catena é um periódico de renome internacional, com fator de impacto de 5,198, comprometido em publicar artigos com ênfase em aspectos interdisciplinares de ciência do solo, hidrologia e geomorfologia.

O trabalho científico é fruto da dissertação de mestrado da primeira autora, Jéssica Fernanda Ogassawara, junto ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH), desenvolvido com o suporte do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológicas em Bacias Hidrográficas. O artigo teve como coautores os professores orientadores da dissertação, Samuel Beskow (UFPel) e Mauricio Dai Prá (UFRGS), das doutorandas Maíra Martim de Moura e Marcelle Martins Vargas, ambas do PPGRH, do professor Venkatesh Mohan Merwade (Purdue University/EUA) e do professor Carlos Rogério de Mello (UFLA).

O estudo avaliou o desempenho do modelo ModClark para a estimativa de hidrogramas de cheias em duas bacias hidrográficas brasileiras a partir de 4 propostas geomorfológicas pouco conhecidas e difundidas na literatura para a determinação dos parâmetros do ModClark sob a ótica de dois esquemas de parametrização (concentrado e semi-distribuído). O propósito foi fornecer recomendações a profissionais da área de engenharia hidrológica no que se refere à utilização do ModClark, baseado na teoria do hidrograma unitário instantâneo, utilizando basicamente informações derivadas de modelos digitais de elevação de bacias hidrográficas para estimar hidrogramas de cheias originados de chuvas intensas. O estudo auxilia, desta forma, na gestão de cheias e na estimativa adequada de vazões de projeto e hidrograma de projeto para dimensionamento de obras hidráulicas.

Publicado em 21/03/2022, na categoria Notícias.