Início do conteúdo

Nova ferramenta desenvolvida pelo GP Hidrologia!

O Grupo de Pesquisa divulga uma nova ferramenta pautada em metodologias robustas do estado-da-arte para o ajuste de equações Intensidade-Duração-Frequência (IDF). A ferramenta Genetic Algorithm Methodology for IDF (GAM-IDF) foi desenvolvida pelos integrantes Marcelle Vargas, Maíra Moura, Zandra Cunha, João Pedro Silveira, Samuel Beskow e Tamara Beskow.

A GAM-IDF foi idealizada com o intuito de preencher algumas lacunas existentes no que concerne a construção de equações IDF. A ferramenta, integralmente desenvolvida na linguagem de programação R, dispõe de uma interface web e consiste de dois módulos principais (IDF e Chuva de projeto) e de dois módulos informativos (Informações técnicas e Sobre).

No módulo ‘IDF’ é possível o manuseio de séries de precipitação obtidas junto a um dos principais bancos de dados do Brasil (HidroWeb/ANA – Agência Nacional de Águas) mediante a critérios de falhas, além de bancos de dados com séries de precipitação máxima diária anual (PMDA) em outros formatos (.csv, .txt e.xls). Ainda neste módulo, o usuário pode utilizar diferentes funções densidade de probabilidades (FDP) (simples ou multiparâmetros) e trabalhar com as constantes de desagregação diária propostas pela CETESB (1979), difundidas no Brasil, ou constantes obtidas em uma dada localidade. Ademais, outras metodologias robustas foram inseridas na ferramenta, como a aplicação de um teste de análise de tendência na série de PMDA, a aplicação do teste de aderência qualitativo de Anderson-Darling e a estimativa dos parâmetros da equação IDF utilizando um algoritmo genético.

Após a obtenção dos parâmetros da IDF, o usuário pode utilizar o módulo ‘Chuva de projeto’, o qual foi estruturado para viabilizar praticidade ao usuário, entregando uma calculadora IDF.

A ferramenta já possui registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Por fim, os desenvolvedores da GAM-IDF são exímios incentivadores do desenvolvimento tecnológico e mediante às metodologias supracitadas, esperam que a GAM-IDF auxilie projetistas e profissionais da área. E ainda, que seja um exemplo para a construção de ferramentas que aproximem as metodologias do estado-da-arte em conjunto com uma interface de boa usabilidade. 

Para acessar a ferramenta GAM-IDF, clique aqui.

Publicado em 05/06/2020, na categoria Notícias.