Início do conteúdo

Artigo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa é agraciado por periódico da Wiley

O artigo intitulado “Artificial intelligence for identifying hydrologically homogeneous regions: a state-of-the-art regional flood frequency analysis”, publicado em 2019 no periódico internacional Hydrological Processes, recebeu o reconhecimento por estar entre os 10% dos artigos mais acessados deste periódico entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Clique aqui para acessar o artigo.

O periódico Hydrological Processes é editorado pela Wiley Online Library e enquadrado como Qualis A1 na área de Engenharias I/CAPES. Trata-se de um periódico de renome internacional na área de recursos hídricos e tem como leitores, de acordo com informações do periódico, hidrólogos, geógrafos, cientistas ambientais, ecólogos e engenheiros hídricos.

O trabalho científico é de autoria do Eng. Hídrico Felício Cassalho (UFPel), hoje doutorando no Civil and Infrastructure Engineering Program – George Mason University (Estados Unidos), e coautorias dos professores Dr. Samuel Beskow (UFPel) e Dr. Carlos Rogério de Mello (UFLA), da MSc. Maíra Martim de Moura (doutoranda do PPG Recursos Hídricos/UFPel), do MSc. Leroi Floriano de Oliveira (doutorando do PPG Computação/UFPel) e do professor Dr. Marilton Sanchotene de Aguiar (UFPel).  

 

O artigo aborda técnicas de inteligência artificial juntamente com distribuições de probabilidades multiparâmetros para a identificação de regiões hidrologicamente homogêneas visando à regionalização de vazões de enchente, sendo que a estrutura metodológica proposta foi avaliada em cerca de 100 bacias hidrográficas situadas no estado do Rio Grande do Sul.

O artigo refere-se ao terceiro capítulo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Felício Cassalho, do curso de Engenharia Hídrica/UFPel, concluído em 2017/02, intitulado “Análise de frequência de cheias no Estado do Rio Grande do Sul”, desenvolvido sob orientação do professor Samuel Beskow (CDTec/Engenharia Hídrica) junto ao Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas.

O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas parabeniza os autores pelo alcance do artigo e pelo reconhecimento da comunidade científica internacional.

Publicado em 30/04/2020, na categoria Notícias.