Grupo de Pesquisa aprova Projeto no Edital ARD FAPERGS

A FAPERGS divulgou, no dia 5 de agosto de 2019, o resultado final dos projetos de pesquisa aprovados junto ao Edital 04/2019 – Auxílio Recém-Doutor (ARD).  Este edital teve como objetivo conceder auxílio de até R$25.000,00 para a execução de projetos de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação coordenados por pesquisadores de instituições gaúchas que tenham concluído o doutorado a partir de 2015.

No total, foram aprovados e financiados 150 projetos de pesquisa, sendo um deles coordenado pela Profa. Tamara Leitzke Caldeira, integrante do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq. O projeto aprovado é intitulado “Impacto das mudanças climáticas sobre a hidrologia e os usos de água da bacia hidrográfica do rio Camaquã”.

Segue abaixo uma síntese do Projeto:

A bacia hidrográfica do rio Camaquã (BHRC), localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul, caracteriza-se por ser predominantemente rural, cujo desenvolvimento econômico e social está atrelado principalmente à agricultura, com ênfase no cultivo do arroz irrigado. Esta bacia tem enfrentado problemas quanto à relação entre demanda e disponibilidade hídrica, acarretando conflitos pelo uso água. No entanto, o Comitê tem buscado ações de mitigação, amplamente discutidas e relatadas junto ao Plano da Bacia 2015-2035. Ainda assim, as ações do Plano da Bacia, fundamentadas em diagnósticos atuais, satisfazem questões imediatas e de médio prazo, deixando um pouco de lado a gestão pautada na antecipação aos problemas. Neste contexto, podemos, por exemplo, nos questionar se as mudanças climáticas podem causar alterações no regime hidrológico da bacia, e se essas alterações impactarão os usuários e usos de água desta bacia, e ainda, se medidas de adaptação às mudanças poderão ser tomadas, em tempo, por seus gestores. Estes questionamentos podem ser respondidos através de modelagem hidrológica forçada por dados de modelos climáticos que buscam simular o clima passado e projetar o clima futuro com base em cenários de emissão de gases do efeito estufa, os principais responsáveis, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), pelo aquecimento que o planeta está experenciando. Este é justamente o objetivo do presente Projeto de Pesquisa: através de embasamento técnico e científico considerando o estado-da-arte, compreender e quantificar os possíveis impactos decorrentes das mudanças climáticas sobre a hidrologia e os usuários de água na BHRC. Para esta finalidade, a modelagem hidrológica será conduzida através do modelo Lavras Simulation of Hydrology (LASH), o qual foi escolhido por ser parcimonioso e capaz de representar de forma satisfatória os processos hidrológicos ao nível que se deseja no âmbito desta pesquisa. Será conduzida a calibração e a validação do modelo para a bacia em estudo, tendo em vista a base de dados espaciais e temporais obtidas junto aos principais bancos de dados de domínio público no Brasil. Com relação às simulações do clima presente e as projeções do clima futuro, serão empregados os dados de variáveis meteorológicas disponibilizados pelo PROJETA – Projeções de Mudanças do Clima para a América do Sul Regionalizadas pelo Modelo Eta, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Junto ao PROJETA é possível obter dados de 4 modelos climáticos – BESM, CANES, HadGEM2-ES e MIROC5 – regionalizados pelo modelo regional ETA, doravante denominados ETA-BESM, ETA-CANES, ETA-HadGEM2-ES e ETA-MIROC5, fundamentados em 2 Caminhos Representativos de Concentração (RCP’s) de gases do efeito estufa ao longo do século XXI, o RCP 4.5 (relativamente otimista) e o RCP 8.5 (pessimista). O modelo hidrológico LASH será forçado pelas simulações do clima presente e as projeções do clima futuro, permitindo avaliar: i) a destreza dos modelos climáticos em simular o clima presente e, a partir das dessas simulações, gerar hidrograma correspondentes ao que já foi observado na seção de controle da bacia; ii) os impactos das mudanças climáticas sobre a hidrologia da BHRC, tendo em vista projeções dos 4 modelos climáticos pelos dois RCP’s; iii) cenários por multimodelo climático – ensemble – para vários indicadores hidrológicos, reduzindo as incertezas associadas à escolha de apenas 1 modelo climático; e iv) a consequência das mudanças climáticas sobre os usuários e usos de água da bacia. Busca-se, assim, elaborar prognósticos quanto às mudanças climáticas e a forma com que estas podem impactar na hidrologia e nos usuários e usos de água na BHRC. Por parte da sua equipe, existe grande expectativa quanto aos resultados desta Pesquisa e ao modo com que estes poderão ser empregados para promover a gestão antecipada e o planejar ações de adaptação frente às mudanças no clima projetadas para o século XXI.

Publicado em 25/09/2019, na categoria Notícias.