Lançamento oficial do software SYHDA

No dia 02 de setembro de 2019 o Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas realizou o lançamento oficial do software System of Hydrological Data Acquisition and Analysis – SYHDA. Nesta oportunidade, os professores Samuel Beskow (CDTec) e Tamara Leitzke Caldeira (CEng) discorreram sobre o histórico de desenvolvimento do SYHDA, os projetos de pesquisa que vêm dando suporte ao seu desenvolvimento e avaliação, os alunos e profissionais que contribuíram, os trabalhos técnico-científicos que fizeram uso do software e suas principais aplicações, bem como as demandas pelo SYHDA. Participaram deste evento diversos integrantes do Grupo de Pesquisa, além de alunos de graduação e pós-graduação, professores da UFPel e representantes do CDTec e CEng.

Idealizado para imprimir agilidade a tarefas cotidianas de profissionais da área de hidrologia, o SYHDA possibilita a constituição e análise de séries históricas de chuva e vazão dos principais bancos de dados brasileiros (ANA e INMET). Além disso, o SYHDA aceita bancos de dados estruturados pelo usuário,  permitindo, desta forma, a sua aplicação com dados hidrológicos de outros países. Somado à constituição de séries históricas, o SYHDA conta com diversas funcionalidades da área de hidrologia estatística e regionalização, as quais o caracterizam como ferramenta em potencial para trabalhos técnicos, ensino e pesquisa na área de hidrologia.

A versão de lançamento do SYHDA é uma versão BETA, ou seja, nem todas as funcionalidades estão disponíveis. Caso o usuário precise utilizar funcionalidades que não foram disponibilizadas nesta versão, basta entrar em contato com o Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas. Cabe destacar que o Grupo de Pesquisa vem trabalhando intensamente para dar suporte aos usuários do SYHDA e para promover constantes atualizações, melhorias e ampliação das funcionalidades.

Para mais informações acesse a nota técnica sobre o SYHDA.

Para realizar a solicitação de download do software, preencha o formulário disponível na página do SYHDA.

Crédito: Profª Danielle Bressiani

Publicado em 04/09/2019, na categoria Notícias.