Início do conteúdo

Periódico internacional da John Wiley & Sons publica artigo de TCC do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas

O artigo intitulado “Regional flood frequency analysis using L-moments for geographically defined regions: an assessment in Brazil” foi recentemente publicado no periódico internacional Journal of Flood Risk Management, editorado pela John Wiley & Sons, enquadrado como Qualis A2 na área de Engenharias I/CAPES. Trata-se de um periódico de renome internacional e especializado no compartilhamento de conhecimento técnico e científico no campo na gestão de risco de cheias. De acordo com informações do periódico, os leitores e autores de artigos no referido periódico são de formação bastante abrangente, incluindo hidrólogos, meteorologistas, geógrafos, geomorfólogos, conservacionistas, engenheiros civis, dentre outros profissionais.

 O trabalho científico é de autoria do então aluno de graduação em Engenharia Hídrica Felício Cassalho e coautorias do professor da UFPel Dr. Samuel Beskow, do professor da UFLA Dr. Carlos Rogério de Mello e da aluna do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos/UFPel MSc. Maíra Martim de Moura. Os autores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas da UFPel.

O artigo refere-se ao terceiro capítulo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Felício Cassalho, do curso de Engenharia Hídrica/UFPel, intitulado “Análise de frequência de cheias no Estado do Rio Grande do Sul”, desenvolvido sob orientação do professor Samuel Beskow (CDTec/Engenharia Hídrica).

O estudo avaliou a adequabilidade das divisões hidrográficas em sub-bacias propostas pela Agência Nacional de Águas (ANA) no que diz respeito à formação de regiões hidrologicamente homogêneas para estimativa de vazões de cheias no Estado do Rio Grande do Sul. Métodos do estado-da-arte foram adaptados às regiões definidas pela ANA de modo a desenvolver ferramentas para a estimativa de vazões associadas a eventos extremos de cheias.

O estudo engloba todo o Estado do Rio Grande do Sul, fornecendo ferramentas para a melhor engenharia e gestão dos recursos hídricos no que concerna às cheias. Os autores expõem a necessidade de avanço na divisão das bacias hidrográficas do país, recomendando a avaliação da divisão do estado a partir de critérios hidrológicos ao invés de critérios meramente geográficos.

 

O TCC na íntegra é constituído de 4 capítulos:

 

– Capítulo 1: Hydrological regionalization of maximum stream flows using an approach based on L-moments. Brazilian Journal of Water Resources, v. 22, 2017. Clique aqui para acessar

 

– Capítulo 2: At-site flood frequency analysis coupled with multiparameter probability distributions. Water Resources Management, v. 32, n. 1, 2018, p. 285-300. Clique aqui para acessar

 

– Capítulo 3: Regional flood frequency analysis using L-moments for geographically defined regions: an assessment in Brazil. Journal of Flood Risk Management, 2018. Clique aqui para acessar

 

– Capítulo 4: Artificial intelligence for identifying hydrologically homogeneous regions: a state-of-the-art regional flood frequency analysis.

Publicado em 07/03/2019, na categoria Notícias.