Início do conteúdo

Aluna da Engenharia Hídrica apresenta trabalho em evento científico na Suíça

A estudante do curso de graduação em Engenharia Hídrica/UFPel e integrante do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq, Marcelle Vargas, participou nos dias 5 e 6 de dezembro de 2017 em Genebra (Suíça) do Innovation in Hydrometry – from ideas to operation, organizado pela Internacional Association of Hydrological Sciences (IAHS) em parceria com a World Meteorological Organization (WMO). Nesta oportunidade, a aluna apresentou o trabalho desenvolvido junto ao referido grupo de pesquisa intitulado “SYHDA: System of Hydrological Data Acquisition and Analysis: a software for hydrological analysis”, na sessão denominada “Dealing with networks”.

O SYHDA (https://wp.ufpel.edu.br/hidrologiaemodelagemhidrologica/syhda/) é um software para aquisição e análise de dados hidrológicos que tem sido utilizado com sucesso como suporte para análises hidrológicas complexas em trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq. O SYHDA já possui registro de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No presente momento, está sendo desenvolvido um artigo técnico científico com as principais implementações do SYHDA, com o objetivo de dispor à comunidade acadêmica e científica uma introdução do software em uma versão trial.

O evento teve por objetivo fomentar a discussão para a futura integração e implementação de abordagens de medição inovadoras em hidrologia e identificar lacunas de observações, questões metodológicas e necessidades de pesquisa.

Mais informações sobre o evento, assim como as temáticas dos trabalhos apresentados, podem ser obtidos nos links abaixo:

https://iahs.info/Commissions–W-Groups/Working Groups/MOXXI/Information/MOXXI-2017.do

Publicado em 22/01/2018, na categoria Notícias.