Ferramenta computacional para bacias hidrográficas, em ambiente SIG, recebe concessão de registro pelo INPI

A ferramenta computacional intitulada “Watershed Isochrones” aplicada para a geração de isócronas e histogramas tempo-área visando à modelagem de cheias em bacias hidrográficas, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa para o ambiente do Sistema de Informações Geográficas (SIG) ArcGIS, recebe do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o Registro de Programa de Computador, válido por 50 anos.

A ferramenta “Watershed Isochrones” passa a ter a titularidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e teve, como autores, o Prof. Samuel Beskow, a pós-graduanda Tamara Leitzke Caldeira e o graduando Marlon Mahl.

Para mais informações clique aqui.

Este produto tecnológico foi desenvolvido em função dos projetos de pesquisa financiados listados abaixo:
* Modelagem conceitual de cheias em bacias hidrográficas do sul do Rio Grande do Sul – Edital FAPERGS/ Nº 001/2013, Programa Pesquisador Gaúcho – PqG
* Modelagem do hidrograma de escoamento superficial direto em bacias hidrográficas do sul do Rio Grande do Sul – Edital MCTI/CNPq Nº 14/2013 – Universal
Publicado em 23/05/2016, na categoria Notícias.