Início do conteúdo
    Notícias
  • Artigo publicado no periódico International Soil and Water Conservation Research

    Recentemente foi publicado o artigo: “Best management practices to reduce soil erosion and change water balance components in watersheds under grain and dairy production” no periódico International Soil and Water Conservation Research, de Qualis A1 e alto Fator de Impacto (6.4) e CiteScore (11.9).

    Neste trabalho foram avaliados os impactos de três abordagens de medidas de conservação de solo e água (manejo do solo, medidas vegetativas e práticas estruturais) na erosão do solo e balanço hídrico de duas bacias hidrográficas agrícolas experimentais, no sul do Brasil.

    O monitoramento e modelagem da vazão e sedimentos foi feito para duas pequenas bacias hidrográficas agrícolas pareadas. Simulamos cenários de implementação de Best Management Practices (9 com técnicas individuais e 4 combinadas).

    As descobertas deste estudo podem ajudar agricultores e formuladores de políticas públicas a escolherem BMPs apropriadas para reduzir os problemas atuais de erosão do solo e promover a conservação da água e do solo.

    Este é o segundo artigo fruto do trabalho de doutorado da Dra. Thais Palumbo Silva, orientada pelo Prof. José Miguel Reichert da UFSM, com colaboração da Profa. Danielle Bressiani (GP Hidrologia) e Éderson Diniz Ebling.

    O artigo está disponível livremente para todos através de: https://doi.org/10.1016/j.iswcr.2023.06.003

  • GP Hidrologia atua com defesa civil de Pedro Osório para previsão de inundações no rio Piratini

    Os professores da UFPel Samuel Beskow (Eng. Hídrica) e Tamara Beskow (Eng. Civil), juntamente com as discentes do PPG Recursos Hídricos e Engenheiras Hídricas Victória Wojahn e Larissa Santos, foram até Pedro Osório no dia 12 para conversar com a Defesa Civil e buscar informações que pudessem ajudar na composição do sistema de previsão hidrológica. Foi então que começou uma força tarefa conjunta com o sr. Lauri Centeno, coordenador da Defesa Civil de Pedro Osório.

    As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocaram inundações em rios importantes, com perdas de vida humana e animal, além de danos ambientais e materiais.

    No sul do estado, o rio Piratini transbordou e atingiu a cota de 14m entre os municípios de Pedro Osório e Cerrito. Essa inundação foi provocada pela chuva incidente entre a noite do dia 06 e o dia 07, cujo acumulado registrado em Pedro Osório foi de 155,4mm. O rio subiu rapidamente e a cota máxima (14m) foi atingida por volta das 12h do dia 08. Centenas de famílias tiveram suas casas tomadas pelas águas e ficaram desalojadas.

    Fonte: Prefeitura Municipal de Pedro Osório

    Fonte: Prefeitura Municipal de Pedro Osório

    A previsão de um novo ciclone na região com chuvas entre os dias 12 e 14 motivou integrantes do GP Hidrologia a oferecer ajuda à defesa civil local com previsões hidrológicas a fim de traçar possíveis cenários para os dias seguintes.

    De posse dos dados das cotas do rio Piratini, chuva em pontos da bacia hidrográfica e previsões de chuva por 2 modelos meteorológicos distintos, os pesquisadores realizaram a 1ª previsão ainda no dia 12, com indicativo de cota máxima entre 13 e 14m.

    A chuva observada na madrugada de 12 para 13 felizmente teve magnitude menor que o previsto pelos modelos meteorológicos, indicando que a inundação não atingiria a cota da 1ª previsão.

            Terça-feira 12/09/2023 15h55min         

            

     Quinta-feira 14/09/2023 13h25min

    Com os dados de chuva observados na madrugada e leituras de cota do rio realizadas pela Defesa Civil, a 2ª previsão foi gerada no dia 13 a partir das 13h, prevendo cota máxima de cerca de 10,4m para a madrugada do dia 14 com 14h de antecedência.

    Gráfico da previsão do dia 13/09/2023 às 13h

    A variação de cota horária no rio Piratini, a partir de então, ficou sempre muito próxima à cota prevista pelo modelo, com erros sempre inferiores a 5%.

                    Terça-feira 12/09/2023 15h55min (Cota: 6,5m)   

      Quinta-feira 14/09/2023 13h25min (Cota: 9,74m)

    Considerando a atualização dos modelos meteorológicos, na noite do dia 13 foi realizada a 3ª previsão, a qual manteve níveis muito próximos àqueles simulados anteriormente.

    No início da manhã do dia 14 o rio Piratini passou a registrar baixa, como previsto. A equipe do GP Hidrologia voltou ao local para acompanhar de perto a variação da cota e realizar a 4ª previsão, com o objetivo de informar à Defesa Civil sobre o retorno do rio ao seu leito natural (que deverá ocorrer no início da noite do dia 15).

    Ao final da tarde do dia 14 a totalidade das famílias desalojadas já haviam voltado para as suas casas.

    Marca da cota máxima (cerca de 10m) que o rio Piratini atingiu em decorrência do evento de chuva.

    A vazão máxima do último evento foi cerca de 2 milhões de litros de água por segundo.

    Pesquisadores e Defesa Civil (Coordenadores Lauri e Mara) seguirão trabalhando para avaliar o impacto das chuvas previstas para a próxima semana.

  • Artigo sobre projeção da erosão do solo na América do Sul considerando as mudanças climáticas no século XXI desenvolvido por integrantes do GP Hidrologia é publicado no periódico Geoderma Regional.

    O periódico Geoderma Regional editorado pela Elsevier, enquadrado como Qualis A3 na CAPES, publicou recentemente (v. 33, Junho de 2023) o artigo científico intitulado “Climate change projections of soil erosion in South America in the XXI century”, o qual buscou investigar, aplicando a Equação Universal de Perda de Solo Revisada (RUSLE) e utilizando conjuntos de dados de quatro Modelos Climáticos Globais, projetar as taxas de erosão do solo no século XXI, considerando as principais Regiões Geográficas da América do Sul.

    Geoderma Regional é um periódico de renome internacional, com fator de impacto de 4,1, comprometido em publicar artigos com ênfase em estudos sobre a compreensão e conhecimento científico dos solos em escala global. O artigo pode ser acessado neste link https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352009423000536?via%3Dihub

    Este artigo científico é fruto de parte da Tese da primeira autora, Nelva Bugoni Riquetti, junto ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH), desenvolvido com o suporte do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas. O artigo teve como coautores os professores orientadores da tese, Carlos Rogério de Mello (UFLA/University of Illinois/USA), Diuliana Leandro (UFPel), e do professor Jorge A. Guzman (University of Illinois/USA).

     

  • Estudo sobre aplicabilidade do modelo LASH em bacia amazônica é publicado no periódico Land

    Recentemente foi publicado no periódico Land (da MDPI) o artigo intitulado “A Modeling Approach for Analyzing the Hydrological Impacts of the Agribusiness Land-Use Scenarios in an Amazon Basin”.

    Este estudo traz valiosas contribuições para a hidrologia, especialmente no contexto da região amazônica, ao demonstrar a eficácia do modelo LASH em uma bacia com características únicas de uso e cobertura do solo.

    O LASH é um modelo hidrológico baseado no balanço hídrico que faz uso de princípios conceituais para realizar simulações hidrológicas de longo prazo. Neste estudo foi aplicado com discretização semi-distribuida e passo de tempo diário na bacia hidrográfica do rio Xingu.

    A bacia do rio Xingu possui uma combinação singular de coberturas, incluindo a Floresta Amazônica, o Cerrado brasileiro e uma zona de transição entre esses biomas. O foco foi dirigido para a simulação de impactos hidrológicos decorrentes de diferentes cenários considerando as tendências observadas no agronegócio na região ao longo das últimas décadas.

    Com o bom desempenho apresentado pelo LASH na calibração, validação e nas simulações, este estudo se destaca ao explorar o desempenho do modelo em contexto único, como o da bacia estudada, ao mesmo tempo em que contribui para a compreensão dos efeitos hidrológicos das mudanças no uso do solo na região amazônica.
    O artigo é fruto da Dissertação de Mestrado da Eng. Hídrica Zandra Almeida da Cunha no PPG Recursos Hídricos.

    Confira o artigo na íntegra: https://doi.org/10.3390/land12071422

  • Periódico A1 da Elsevier publica artigo sobre M-LASH

    O modelo hidrológico Lavras Simulation of Hydrology (LASH), amplamente utilizado em bacias hidrográficas brasileiras ( https://rpubs.com/gphidrologia/baciaslash ) possui mais uma versão publicada em um excelente periódico de desenvolvimento computacional da Elsevier, o periódico Environmental Modelling & Software de Qualis A1 com alto fator de impacto (4,9).

    A versão em MATLAB®️, ou simplesmente o M-LASH, trouxe melhorias computacionais e hidrológicas muito interessantes para o modelo, tais como: a melhoria do módulo de propagação de vazões em rios pelo método da Onda Cinemática, inserindo um componente mais hidráulico ao modelo; o acoplamento a um algoritmo multiobjetivo, o AMALGAM; e a melhoria significativa no tempo de calibração (cerca de 40 vezes mais rápido do que suas versões anteriores). O M-LASH já foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e se apresenta, frente ao desenvolvimento computacional do Grupo de Pesquisa, como uma solução inovadora para a gestão de recursos hídricos a partir de um modelo hidrológico consistente.

    O artigo é fruto da Dissertação de Mestrado da Eng. Hídrica Marcelle Vargas no PPG Recursos Hídricos, e pode ser acessado gratuitamente, por tempo limitado, pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364815223001603?dgcid=author

  • Publicação de artigo sobre a ferramenta GAM-IDF

    Agora os usuários da GAM-IDF têm uma referência técnico-científica para consulta e citação da ferramenta!!!

    O International Journal of Hydrology Science and Technology publicou recentemente o artigo desenvolvido por integrantes do GP Hidrologia, intitulado “GAM-IDF: a web tool for fitting IDF equations from daily rainfall data”. O artigo é de autoria de Marcelle Martins Vargas, Samuel Beskow, Maíra Martim de Moura, Zandra Almeida da Cunha, Tamara Leitzke Caldeira Beskow e João Pedro de Morais da Silveira.

    A GAM-IDF é uma ferramenta Web e, portanto, não requer instalação. Pode ser usada em computadores e smartphones acessando o link gphidro.shinyapps.io/gam-idf/

    O artigo traz informações atualizadas sobre a importância de equações intensidade-duração-frequência (IDF), a complexidade do tema, ferramentas existentes para geração das mesmas e uso de linguagens de programação, bem como a concepção metodológica detalhada da GAM-IDF e instruções de como utilizar os diferentes módulos da ferramenta.

    Acesse o artigo completo: https://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=131882

    Os pesquisadores acreditam que o artigo será útil para os mais de 1000 usuários no Brasil e em outros 26 países que já utilizaram a GAM-IDF, assim como para os profissionais que utilizarão a ferramenta.

  • Publicação de artigo científico sobre processos hidrológicos e erosão do solo em pequenas bacias hidrográficas

    Gostaríamos de compartilhar o artigo: “Evaluating hydrological and soil erosion processes in different time scales and land uses in southern Brazilian paired watersheds”, recentemente publicado na Hydrological Sciences Journal.

    Nesse estudo avaliamos os processos hidrológicos e de erosão do solo em pequenas bacias hidrográficas pareadas sob três diferentes usos da terra (agrícola, eucalipto e pastagem) no Sul do Brasil, em três diferentes escalas de tempo (mensal, diária e horária) com SWAT.

    No geral, o uso da terra tem um grande impacto nas respostas hidrológicas e de erosão do solo (a bacia com eucalipto apresentou os menores valores de vazão e produção de sedimentos), e a magnitude desses processos depende da escala de tempo; mostramos os parâmetros mais sensíveis para cada processo dentro das diferentes escalas de tempo.

    Este é o primeiro artigo publicado do doutorado de Thais Palumbo Silva, orientado pelo Prof. José Miguel Reichert, da UFSM, que teve como colaboradores do trabalho a Profa. Danielle Bressiani do GP Hidrologia (UFPel), Éderson Diniz Ebling (UFSM), e o José Carlos de Deus Júnior (Suzano).

    Acesse o link para ler o artigo completo: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02626667.2023.2217333

  • Publicação de artigo científico sobre as tendências e variabilidade da chuva no Rio Grande do Sul/Brasil

    A Revista Brasileira de Climatologia publicou recentemente (v. 32, Janeiro de 2023 – https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16179) o artigo científico intitulado “TENDÊNCIA E VARIABILIDADE DA CHUVA NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL”, o qual investigou as tendências temporais e a variabilidade da chuva em 271 localidades do estado do Rio Grande do Sul.
    O estudo publicado é um dos três artigos que compuseram a dissertação da primeira autora, Aryane Araujo Rodrigues, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb). A autora é membro do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas e, atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH).

    O artigo teve como coautores as professoras orientadoras da dissertação, Tirzah Moreira Siqueira (PPGCAmb/UFPel) e Tamara Leitzke Caldeira Beskow (PPGRH/UFPel), e dos professores Samuel Beskow (PPGRH/UFPel) e André Becker Nunes (Departamento de Meteorologia e PPGRH/UFPel).
    Acesse o artigo completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/16179

  • Minicurso sobre a plataforma WebSYHDA

    No dia 28 de outubro de 2022, o Professor Dr. Samuel Beskow e o graduando em Ciência da Computação/UFPel, João Pedro de Morais da Silveira, ministraram, de forma inédita, o curso “WebSYHDA: uma plataforma web para aquisição e análise de dados hidrológicos”, no 51° Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA.

    O CONBEA é um dos eventos mais tradicionais no Brasil, mantido anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). O CONBEA 2022, em sua 51ª edição, foi realizado em Pelotas – RS, no período de 27 a 29 de outubro de 2022, no Pelotas Parque Tecnológico. O tema desta edição foi “50 anos do profissional Engenheiro Agrícola: revisitando o passado para transformar o futuro”.

     

     

     

  • Primeiro encontro presencial do GP Hidrologia

    Primeiro encontro presencial do GP Hidrologia em 2022! Excelente momento para gerar trocas, discussão e convivência do grupo.
    Neste primeiro encontro, as doutorandas Nelva Bugoni Riquetti (PPG Recursos Hídricos – UFPel) e Samanta Tolentino Cecconello (PPG Manejo e Conservação do Solo e da Água – UFPel) apresentaram suas pesquisas. Também tivemos a apresentação do Fábio Mação, doutorando da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, que está fazendo um estágio de pesquisa no GP.