ESDI UERJ QUARENTENA: DESIGN DE COMUNICAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO SOCIAL NA PREVENÇÃO DA COVID-19

Autoria: Marina Araujo Scalabrin (Esdi/Uerj); Valentina Kurkdjian Teixeira (Esdi/Uerj); Helena de Barros (Esdi/Uerj).

Resumo

Esse pôster contextualiza e apresenta objetivos e resultados do grupo ESDI UERJ Quarentena, sob o cenário das mudanças de hábitos e novas possibilidades originárias do isolamento social por conta da pandemia de Coronavírus, entre março e junho de 2020. Como alternativa viável diante da impossibilidade do contato presencial na pandemia, o grupo se configurou em uma rede de professores e alunos voluntários da ESDI/UERJ (dentre eles veteranos e calouros recém ingressados na escola), com objetivo de estimular a produção e reflexão em design a serviço da sociedade, além da troca de saberes por meio do uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) remotas e sua operação. A experiência de trabalho em grupo remoto colaborou em ampliar o escopo de atuação dos alunos, valorizando uma perspectiva crítica, transversal e interdisciplinar. O grupo esteve em atividade no período anterior à instauração do Ensino Remoto Emergencial e promoveu a aproximação e acolhimento, principalmente entre os calouros, recém ingressos no curso universitário de design, ambientando-os em pesquisa, conceitos e práticas desta área profissional, de forma colaborativa, resultando na produção de dezenas de peças comunicação, principalmente sobre a prevenção da COVID-19.

Palavras-chave: design de comunicação; ensino-aprendizagem; engajamento social; Covid-19.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

MATTEONI, Romulo Miyazawa et al. O designer projeta o espaço. O espaço projeta o designer. In: Proceedings, v. 3 PDC 2020, Manizales, p. 115-120, 2020.

OLIVEIRA, Lorena Gomes Ribeiro de. Design em tempos de pandemia: contribuições de universidades públicas e institutos federais. In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020, p. 576-586.

INSTAGRAM RELAB. Instagram @relab.esdi. Disponível em: https://www.instagram.com/relab.esdi/. Acesso em: 16 ago. 2021.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Série Pensamiento Decolonial. Equador: Editora Abya-Yala, 2017.

Publicado em 01/09/2021, na categoria Pôsters e Infográficos.