Início do conteúdo
Galeria Expografica

Seja bem-vind@ a expográfica DESIGNAÇÕES VISUAIS EMERGENTES 2021.

Percorra no eixo Des | Materialização do Design, imagens e linguagens informativos sobre pandemia, isolamento social e prevenção da Covid-19. Conheça “Tão longe, tão perto” da PREC-UFPEL de Brod e Almeida que se debruçam sobre a Covid-19 em gifs, enquanto Araujo, Kurkdjian e Barros, fazem uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como alternativa de contato presencial na pandemia.

Ora, se você mergulhar no eixo Memória e Identidade das Artes Gráficas, aparecem termos chave, tais como, memória cultural, memória gráfica, identidade, signos visuais e patrimônio, ancorados a processos de criação e resultados estéticos gerados em contextos [inter]nacionais.

Sob perspectiva de uma memória multidireccional, Rodríguez, Michelon e Sosa trazem a memória gráfica de duas ditaduras: Brasil/Argentina no período 1964-2019. Logo, Cortes e Igansi, permitem indagar pelos artefatos gráficos em marcas de proveniência ricas em elementos visuais que nos ajudam a compreender a trajetória sociocultural dos livros. Imediatamente, se empreende a viagem pela história da cultura e comunicação impressa da terra das amazonas, proposto pelo Nascimento Pereira. Também, pode [re]visitar o patrimônio industrial de Pelotas como contador de histórias em suportes hipermedia que atualizam o passado, criação de Matias e Dos Santos.

Depois, junto com Pisso Concha, tecemos imagens no ciberespaço sobre os indígenas Misak e Nasa da Colômbia sob cartografia netnográfica. Nessa ordem, Nogueira e Michelon, levarmos pela imagem projetada de Coimbra (PT) e seus rasgos identitários, enquanto Ramírez oferece algumas das pinturas de Fernando Botero associadas ao fenômeno do conflito armado colombiano.

E tem mais, Valadares e Almeida, desvelam a identidade cultural Ibérico-Brasileiras no Movimento Armorial de Pernambuco, para logo “pular” ao “Portal Memoria” repleto de significados e simbologia, proposto pelo Costa e Machado. Você pode encerrar o percorrido visual no eixo Gestão e Tecnologias da Informação, com Michelon, Rodrigues e Peil que apresentam a coleção histórica da ccs/ufpel na sombra do esquecimento.

EXPOGRÁFICA
V Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade (SIDTS)
“Designações visuais emergentes”
Setembro 2021

Realização
Grupo de pesquisa Memória Gráfica: Design, Tradição e Sociedade (Cursos de Design – CA/UFPel)

Equipe técnica
Coordenação: João Fernando Igansi Nunes, Thais Cristina Martino Sehn e Chris de Azevedo Ramil
Identidade visual: Thais Cristina Martino Sehn, Raíssa Espiritu Sorregotti e Marília Brandão Amaro da Silveira
Site: Marília Brandão Amaro da Silveira
Redes sociais: Raíssa Espiritu Sorregotti e Thaís Cristina Martino Sehn
Textos: Jennifer Paola Pisso Concha
Vídeo: Isabela Almeida Nogueira
Apoio: Gianlucca de Mendonça Buzô