Impressões do Amazonas (1851-1910): um mapa de viagem

Autoria: Rômulo do Nascimento Pereira (UFRR).

Resumo

O infográfico apresentado foi extraído da tese de doutoramento defendida em de­zembro 2020 e consiste em uma espécie de mapeamento projetado para facilitar a viagem pela história da cultura e comunicação impressa da terra das amazonas. A pesquisa de fundo foi produzida a partir da extensiva con­sulta a acervos físicos em Manaus, Rio de Janeiro e em repositórios digitais, sobretudo a Hemeroteca da Biblio­teca Nacional. Os artefatos coletados, alguns inéditos, foram objeto de tratamento meto­do­lógico calcado no registro, estudo crítico, e na busca de relações socio­cul­tu­rais com a sociedade amazonense de 1851 a 1910. A representação desse complexo cenário foi planejada a partir da organização de três arcos ou etapas do desen­vol­vimento da atividade gráfica amazonense, com destaque para os marcos e o número de oficinas tipográficas destacados no infográfico. Essa periodização corresponde a capítulos da tese, a saber: (I) nascente impressa – fase pioneira até o começo da di­­versificação do produto impresso (1869); (II) o estabelecimento tipográfico em dois tempos – com mais fontes e informações gráficas, de 1870 até 1889, foi pos­sível ver em detalhe a expansão e modern­ização da atividade gráfica local, apesar da perma­nên­cia de antigas limitações; (III) im­pres­sões da belle époque – período de intensas trocas comerciais e de grande progresso material em Manaus com reflexos diretos na ampliação, modernização e especia­lização da atividade gráfica, que exi­gi­ram maior planejamento dos produtos impressos publicados, grande perícia e me­lhor acabamento de 1890 a 1910. O infográfico – Impressões do Amazonas – é, por­tanto, uma contribuição de um pes­qui­sador-designer que busca propiciar a media­ção e a ampliação do alcance do produto acadêmico, uma tese, facilitando o trabalho de outros pesquisadores e aproximando esse universo gráfico do público em geral.

Palavras-chave: história do design; memória gráfica; infografia; memória cultural do Amazonas; design gráfico.

Referências

BUCHANAN, Richard. Thinkink about design: an historical perspective. Handbook of the philosophy of science. V. 9. Elsevier, 2009.

CALVERA, Anna.; MAILLOL, Miguel. Historiar desde la periferia, historia e his­to­rias del diseño: Actas de la 1a. Reunión Cientifica Internacional de His­to­riadores y Estudiosos del Diseño. Barcelona: Universitat de Barcelona, 1999.

CARDOSO, Rafael. O design brasileiro antes do design: aspectos da história grá­fica, 1870-1960. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DARNTON, Robert. O que é a história do livro. Revisitado. ArtCultura, Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 155-169, jan./jun. 2008.

FONSECA, L. P.; GOMES, D. D.; CAMPOS, A. P. Conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiais impressos. Infodesign – Revista Bra­sileira de Design da Informação, v. 13, n. 2, p. 143-161, 2016.

LESCHKO, Nadia Miranda et al. Memória Gráfica Brasileira: notícias de um campo em construção, In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, p. 791-802, 2014.

PEREIRA, Rômulo do Nascimento. Impressões do Amazonas (1851 a 1910): me­mória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa. 2020. 607 f. (Dou­to­rado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Escola Superior de Desenho Industrial – Esdi/UERJ, 2020.

Publicado em 01/09/2021, na categoria Pôsters e Infográficos.