FOTOGRAFIAS NA SOMBRA DO ESQUECIMENTO: SISTEMATIZAÇÃO DA COLEÇÃO HISTÓRICA DA CCS/UFPEL

Autoria: Francisca Ferreira Michelon (UFPel); Katia Helena Rodrigues Dias (UFPel); Jossana Peil Coelho (UFPel).

Resumo

A coleção fotográfica histórica da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi integrada à Fototeca Memória da UFPel em 2014. A iniciativa partiu da segunda autora deste artigo — fotógrafa da UFPel que naquela ocasião havia recentemente concluído uma pesquisa de mestrado em gestão de acervos fotográficos pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, e assim logo percebeu o valor dos exemplares fotográficos como documentos históricos, originais, únicos, frágeis e em situação de risco de perda, uma vez que não se encontravam adequadamente armazenadas e identificadas. A característica dominante no conjunto é a dissociação e fragmentação. Isoladas da matéria para a qual devem ter sido geradas, não sustentam conteúdo que possa ser indicativo dos fatos da instituição. Buscou-se, com o apoio de depoentes, coletar dados que seriam cruzados com outras fontes. A coleção, formada por aproximadamente 6.600 exemplares, foi sistematizada pela equipe de alunos bolsistas da Fototeca e está organizada em oito subcoleções que correspondem às gestões administrativas da Universidade, no período de 1969 a 2013. Uma pequena parte deste acervo gerou o e-book “Coleção Coordenação de Comunicação Social Fototeca da Memória da UFPel”, de modo que as fotos identificadas pudessem sinalizar os diferentes períodos da trajetória administrativa da Universidade. Assim como se apresentam, são fragmentos da memória institucional, os quais possuem competência para indicar circunstâncias que marcaram cada gestão, mas são inaptas em elucidar, no seu conjunto, as trajetórias mais ou menos significativas de cada gestão. Ainda assim, guardá-las é um compromisso de igual teor com o passado e futuro. Mesmo que as fotografias que o constituem não tenham sido feitas, na sua totalidade, pelos setores que deram origem à Coordenação de Comunicação Social, se elas não são enunciativas de todos os principais fatos que marcaram as gestões, se parte delas carece de qualidade informacional e visual, se não são passíveis de serem plenamente identificadas, se não são tão numerosas, ainda assim, formam um conjunto muito importante para a história da UFPel. Há, sim, entre estas, imagens, algumas explicativas e outras que fazem refletir sobre opções adotadas ao longo da trajetória desta instituição. O que há de importante no conjunto justifica que se tenha cuidado com o que parece, no presente, desimportante. É bom lembrar que “Conforme as circunstâncias, ocorre a emergência de certas lembranças, a ênfase é dada a um ou outro aspecto.” (POLLACK, 1989, p.8) e, sabedores que somos da transitoriedade do nosso conhecimento, é adequado que se sigam as regras da conservação. Guarda-se para o futuro, com a esperança de que os que buscarem estas fontes consigam, com elas e através delas, fazer mais pelo conhecimento do passado do que pensamos ou conseguimos estar fazendo hoje.

Palavras-chave: fotografia; documentação; conservação; acervo fotográfico; Coordenação de Comunicação Social da Universidade Federal de Pelotas.

_____________________________________________________________

Referências

MICHELON, Francisca Ferreira (org). Coleção Coordenação de Comunicação Social da Fototeca Memória da UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2020.

POLLACK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

Publicado em 01/09/2021, na categoria Pôsters e Infográficos.